Na segunda-feira (25), o STIU-DF vai realizar o primeiro debate sobre o projeto da reforma da Previdência apresentado pelo governo Bolsonaro. A atividade acontece em Furnas, na subestação de Brasília Sul e vai contar com a participação da advogada Wanessa Aldrigues, especialista em direito previdenciário.

Dentre as várias alterações, a proposta estabelece o tempo mínimo de contribuição de 20 anos, além de dificultar a concessão das aposentadorias rurais e reduzir os valores de pensões e auxílios. Os trabalhadores e trabalhadoras terão a oportunidade de esclarecer dúvidas e entender o impacto da reforma para a categoria eletricitária.

Para o dirigente do STIU-DF, David Oliveira, diante da grave tentativa de redução de direitos sociais, os eletricitários devem estar atentos as regras de transição que poderão ser implantadas, uma vez que, a aposentadoria especial para a categoria é praticamente extinta com a proposta.

“Mas essa reforma só vai passar se a classe trabalhadora cruzar os braços. A mobilização de todas as categorias é fundamental para impedir a aprovação dessa proposta nefasta. Temos que estar nas ruas, conversar com parlamentares, mandar mensagens, ligar em gabinetes, pressionar para que o povo seja ouvido”, ressalta o dirigente.