Na manhã desta terça-feira (9) os dirigentes sindicais do STIU-DF se reuniram com representantes da CEB para a segunda rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria.  Conforme definido, as discussões se iniciaram pelas cláusulas sociais, de relações de trabalho e de relações sindicais. A pauta econômica será negociada posteriormente.

Na reunião foram discutidas as seguintes cláusulas: 11º – Política de Recursos Humanos, 12º – Adicional do Turno de Revezamento, 13º – Incentivo Educacional, 14º – Despesas por Acidente de Trabalho, 15º – Abono-Assiduidade, 16º – Política de Desligamento, 17º – Liberação de Dirigentes Sindicais, 19º – Horas Extras, 21º – Complementação do Auxílio-Doença Previdenciário, 22º – Complementação do Auxílio-Doença ao Acidentado do Trabalho, 23º – Adicional de Insalubridade, 24 º – Quinzenalidade, 26º – Saúde do Trabalhador, 27º – Salário Profissional, 28º – Horário Móvel, 29º – Ausências Justificadas, 30º – Licença para Acompanhamento de Dependentes por Motivos de Doenças, 31º Programa de Treinamento.

As cláusulas sociais 12º, 13º, 14º, 15º, 19º, 21º, 22º, 23º, 24º, 26º, 28º, 30º e 31º foram mantidas conforme ACT vigente.

Para a cláusula 11º, que trata da Política de Recursos Humanos houve concordância quanto à manutenção do item no acordo da categoria. No entanto, houve desacordo no tocante ao percentual da verba. Na pauta de reivindicações, há a proposta de destinação de 3% da média da folha de pagamento para a política de mérito e antiguidade. A CEB propôs a permanência da verba em 1%, sem consenso, será rediscutida posteriormente.

De acordo com a direção da entidade sindical, é essencial a alteração no percentual para a efetiva valorização dos trabalhadores e trabalhadoras.

Para as cláusulas 16º, 17º, 27º e 29º não houve consenso, desta forma, serão novamente discutidas na próxima rodada de negociação, agendada para quinta-feira, 11.

UNIDOS SOMOS MAIS FORTES!