Diante das denúncias de assédio moral na FACEB feitas ao STIU-DF durante praticamente todo o ano de 2017, o Sindicato não teve alternativas a não ser levar o caso à Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF.

Após reunião realizada na CEB em dezembro/2017, o presidente da empresa assumiu o compromisso com o STIU-DF e o representante da CDH-CLDF de fazer uma pesquisa de clima organizacional na Fundação para averiguar a veracidade da denúncia.

Pois bem. Concluído esse trabalho, o que se viu foi uma verdadeira enganação, uma mera tentativa de imobilizar o STIU-DF e os trabalhadores. Nenhuma das questões formuladas na pesquisa referiu-se à prática de assédio moral.

O formulário cansativo de 60 questões, totalmente dissimuladas, genéricas e direcionadas à isenção do dirigente denunciado, acabou por corroborar com que a CEB sempre quis: manter a FACEB tal como está, mesmo que isso custe o dano à dignidade, à integridade psicológica e auto-estima dos empregados da Fundação.

Dentro de sua conduta propositiva, o STIU-DF concordou com a pesquisa acreditando na isenção, mas o que se assistiu foi uma fraude, uma inversão do inicialmente acordado com a empresa.

Neste sentido, o Sindicato reforça que levará as denúncias de assédio moral na FACEB até às últimas consequências, inclusive comunicando o caso e denunciando ao Ministério Público do Trabalho a conivência da CEB com essa prática abominável.