O Sindicato dos Urbanitários no DF (STIU-DF) manifesta profundo pesar pelo assassinato brutal de Marielle Franco, vereadora do PSOL e do motorista Anderson Pedro Gomes e se solidariza com os familiares e amigos dos companheiros.

Referência para o movimento negro e feminista, Marielle vinha denunciando os abusos e a violência policial cotidiana contra moradores das favelas e bairros pobres da cidade. Recentemente, foi nomeada relatora da comissão da Câmara Municipal que tinha como objetivo fiscalizar a intervenção militar do estado do Rio de Janeiro. Infelizmente, não teve chance de cumprir a missão.

O assassinato de Marielle e Anderson demonstra que a intervenção militar no Rio, ao contrário de garantir segurança, só gera mais violência e repressão à população pobre e negra das periferias.

O assassinato de Marielle demonstra o quanto querem calar os que lutam e se atrevem a levantar a voz contra a retirada de direitos, contra o desmonte do patrimônio público, contra a violência policial, contra a violência doméstica e pela vida das mulheres e dos negros.

Nós, do STIU-DF, exigimos, por todos aqueles que lutam pela construção de um País justo e igualitário, a investigação desse crime e a punição dos responsáveis.

Por Marielle e Anderson, não nos calarão.

Marielle, Presente!

Anderson, Presente!