Do dia pra a noite, a direção da CEB tomou uma decisão no mínimo irresponsável: retirou os vigilantes armados que faziam a segurança da empresa, assim como das trabalhadoras e trabalhadores. Em seus lugares colocaram agentes de portaria. Ao que parece, a medida visa trazer alguma economia para a empresa. Mas a que custo?

O STIU-DF entende que o custo dessa medida representa sério risco à segurança da categoria como também da própria empresa e seu patrimônio.

Vale lembrar que não faz muito tempo que um vigilante armado foi assassinado dentro da CEB mesmo portando colete a prova de balas. Bandidos invadiram a empresa com intuito de roubar equipamentos, mas acabaram ceifando a vida do trabalhador.

A principal subestação da CEB, que fica no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), também já foi alvo de invasão e tentativa de assalto, inclusive com troca de tiros.

A entidade sindical entende que a saída dos vigilantes deixa a segurança da empresa muito vulnerável, colocando em risco a vida das trabalhadoras e trabalhadores.

Além disso, a principal área de segurança energética da CEB, o Centro de Operação e Distribuição do Sistema, também ficará totalmente exposto e vulnerável a qualquer tipo de ataque, podendo comprometer todo o abastecimento de energia no DF.

Não há custo que possa reparar esses danos, muito menos reparar a vida de qualquer trabalhador.  Por isso o STIU-DF entende que a medida é imprudente e irresponsável.