Os sindicatos que representam a categoria eletricitária têm atuado historicamente junto ao Congresso Nacional na busca da defesa do setor elétrico estatal. No entanto, diante do brutal ataque à Eletrobras e suas controladas a luta foi intensificada e aos poucos demos repercussão ao tema.

Em meses de luta constante, nesta semana aconteceu a primeira grande vitória dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Eletrobras. Na terça, 28, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 948/2001, que submete a referendo popular a privatização da Eletrobras. A votação unânime representa o avanço na defesa das estatais elétricas. O texto será levado ao plenário da Câmara e, posteriormente, ao Senado para votação.

No dia seguinte, o auditório Nereu Ramos lotou com a presença da categoria eletricitária, dirigentes sindicais e parlamentares, que participarem da audiência pública que discutiu a privatização da Eletrobras na segurança energética da região amazônica. Na ocasião, os participantes destacaram o quão nefasta a privatização é para Amazônia, com impacto direto nas fronteiras e para a população local.

Na tarde da quarta-feira, 29, foi realizado o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Eletronorte e Eletrobras. Todos os deputados e senadores presentes, tanto a oposição como a base aliada do governo, se manifestaram contrários a privatização e se comprometeram a lutar para barrar o processo de entrega do patrimônio público.

Destaca-se que a Frente em Defesa da Eletronorte, composta por mais de 200 parlamentares, é a que mais tem apoio dos senadores.

O resultado na CCJC e o apoio dos parlamentares nas demais atividades é fruto do compromisso e mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras. O Sindinorte agradece o empenho de todas as eletricitárias e eletricitários que estão caminhando junto com as entidades sindicais na proteção da maior e mais competente empresa do setor elétrico da América Latina.

Sindinorte em luta

Para dar continuidade à articulação com senadores e deputados na defesa das estatais elétricas, o Sindinorte deliberou pela criação de uma comissão permanente, com dirigentes de diversos estados. A Comissão tem como objetivo conversar com os parlamentares, apresentar documentos que rebatem os falsos argumentos do governo e acompanhar as atividades propostas pelo Congresso que discutam a privatização da Eletrobras.

Boletim Sindinorte