A privatização da Eletrobras enfrenta resistência na Câmara dos Deputados, quatro frentes parlamentares foram criadas em defesa da soberania nacional e das empresas públicas do setor elétrico. Na quarta-feira, 29, duas novas frentes serão lançadas, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Eletronorte e a Frente Parlamentar em Defesa da Eletrobras e do Setor Elétrico.

A primeira, liderada pela deputada Erika Kokay (PT-DF), foi criada em fevereiro do ano passado.  A Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico Brasileiro pretende discutir um novo modelo para o setor e defender os interesses da classe trabalhadora.  No lançamento, a Plataforma Operária e Camponesa pela Energia denunciou a tentativa de privatização de empresas do setor elétrico, como a Ceron, Eletroacre, Amazonas Energia, Cepisa e outras pertencentes ao grupo de distribuidoras da Eletrobras.

Neste ano, foram criadas as frentes em defesa da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), em Defesa da Soberania Nacional e a Frente Parlamentar Mista em Defesa de Furnas. As quatro somam, entre deputados e senadores, mais de 350 apoiadores sendo que alguns participam de mais de uma frente.

 

Audiência pública

No mesmo dia, em atendimento ao Requerimento nº 231/2017 da Deputada Jô Moraes (PCdoB/MG), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vai promover audiência pública, no Auditório Nereu Ramos, às 9 horas, para debater o reflexo da proposta de privatização do Sistema Eletrobras na segurança estratégica da Região Amazônica.

A participação das trabalhadoras e trabalhadores é essencial para mostrar unidade e mobilização na luta em defesa das empresas da Eletrobras e todas as subsidiárias. Somente com pressão da categoria eletricitária e da sociedade civil será possível barrar a venda da energia para o capital privado e estrangeiro.

É lutar agora para não sofrer depois. Convide a família, os amigos, vizinhos a se somarem nesta batalha. As atividades serão transmitidas ao vivo.