Na próxima quarta-feira, 29, os eletricitários e eletricitárias vão movimentar a Câmara dos Deputados. Em atendimento ao Requerimento nº 231/2017 da Deputada Jô Moraes (PCdoB/MG), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vai promover audiência pública, no Auditório Nereu Ramos, sobre o reflexo da proposta de privatização do Sistema Eletrobras na segurança estratégica da Região Amazônica.

A soberania do Brasil na área de energia depende de uma Eletrobras controlada pela União para, assim, alavancar parcerias com outras empresas, viabilizar instrumentos de geopolítica e garantir a segurança nacional. Além do mais, não podemos deixar que usinas no coração da Amazônia, onde está um potencial ainda a ser explorado, sejam tocadas por empresas estrangeiras, que também têm interesses nas riquezas das nossas florestas.

Privatizar a Eletrobras significaria, também, a perda da gestão sobre a vazão de rios, o que envolve a gestão do uso múltiplo das águas, como irrigação e navegação. Por todos esses motivos, abdicar da Eletrobras seria uma decisão trágica.

Destaca-se que a Eletronorte foi criada com a missão de levar energia elétrica às populações da Amazônia, mas, foi além disso: integrou a maior parte do território amazônico ao Sistema Interligado Nacional, a ponto de transformar a região em exportadora de energia e na mais promissora fronteira energética do País.

Frente em defesa da Eletronorte

Com o apoio de deputados e senadores, no mesmo dia, às 17h, será realizado o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Eletronorte, no plenário 1 (um), da Câmara Federal, e tem como objetivo barrar a privatização da estatal, bem como, garantir a soberania e segurança energética no país.

A participação das trabalhadoras e trabalhadores é essencial para mostrar unidade na luta em defesa das empresas da Eletrobras e todas as subsidiárias. Somente com pressão dos trabalhadores e da sociedade civil conseguiremos barrar a venda de nossa energia para o capital privado e estrangeiro. É lutar agora para não sofrer depois. Convide a família, os amigos, vizinhos a se somarem nesta batalha.

As atividades serão transmitidas ao vivo.

Boletim Sindinorte – 23/11/17