Na terça-feira, 31, trabalhadores, dirigentes sindicais e parlamentares lotaram o auditório Freitas Nobre na Câmara dos Deputados para participarem do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa de Furnas. A Frente, de caráter multipartidário, tem como objetivo barrar a privatização da estatal, bem como, garantir a soberania e segurança energética no país.

A criação da Frente em Defesa de Furnas foi requerida pelo deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG). De acordo com o deputado, a frente é composta por mais de 260 parlamentares, entre senadores e deputados.

Ele destacou que Furnas já esteve na mira da privatização e que a entrega do controle acionário não aconteceu por conta de articulação política. “No passado já tentaram privatizar Furnas, mas não deixamos. Nós vamos dialogar, mas se não tiver diálogo, vamos para a briga”, disse Quintão.

Para a deputada Erika Kokay vai servir apenas para beneficiar o capital privado. “A privatização da Eletrobras não cabe na nossa cidadania. Nesse Brasil continental não podemos abrir mão de um instrumento estratégico para o desenvolvimento industrial, agrícola e social. Ninguém abre mão da sua energia”, afirmou a deputada.

Controlada pela Eletrobras, Furnas Centrais Elétricas é uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro. A estatal opera e mantém um sistema por onde passa cerca de 40% da energia que move o Brasil, atuando em 15 estados e no Distrito Federal.

O parque transmissor de Furnas concentra mais de 24 mil Km de linhas, possui ainda 71 subestações, sendo responsável por quase 10% da energia produzida no país