Em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, no dia 10, especialistas, parlamentares e sindicalistas foram enfáticos quanto à destruição e ataque aos direitos sociais e trabalhistas da categoria eletricitária.

Na ocasião, a deputada Erika Kokay (PT-DF) afirmou que o “processo de privatização [da Eletrobras] caminha junto com a lógica de precarização das relações e condições do trabalho”. A análise da deputada foi certeira, pois, mesmo antes de consolidada a privatização das estatais do setor elétrico foi informado na semana passada a demissão de 70 trabalhadores e trabalhadoras de Roraima.

Para reverter a demissão desses trabalhadores e evitar que aconteça o mesmo em outros estados é urgente e necessária a nossa mobilização e participação em todas as atividades propostas pelas entidades sindicais. A responsabilidade é todos nós.

O governo federal não vai abrir mão do seu “saco de maldades” contra as empresas estatais brasileiras. Eles só vão parar quando entregarem todo o nosso patrimônio ao capital privado.

Nós, trabalhadores e trabalhadoras que movem a energia deste país, não podemos permitir que um grupo de entreguistas retire nossas empresas, nossos direitos e empregos e, além disso, desmonte um setor estratégico para o desenvolvimento, soberania e segurança do país.

Faça o que digo…

Enquanto a Eletrobras tenta promover um radical corte de gastos, que inclui um programa de demissão voluntária e incentivo à aposentadoria, o presidente, Wilson Ferreira Pinto, acaba de montar um escritório de luxo em uma zona nobre de São Paulo pela bagatela de R$ 1,4 milhão por 60 meses. Para quem diz que a sociedade não deve pagar por privilégios, investir tamanho dinheiro em um escritório longe de suas sedes históricas não é um pouco demais? Estamos de olho! E somos CONTRA!

Audiência pública no Senado. Participe!

Na quinta-feira, 19, a Comissão Senado do Futuro realizará uma audiência pública para debater a privatização do setor elétrico. A atividade acontece a partir de 16h, no Senado.

Assembleia geral na quinta-feira,18

O STIU-DF convoca todos os trabalhadores e trabalhadores da Eletronorte para participarem de importante assembleia geral na quarta-feira, 18, às 9h30. Compareça!