Nesta quarta-feira (20), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizou uma audiência pública em defesa e valorização das empresas estatais. O objetivo da audiência foi encontrar formas para barrar as vendas do patrimônio brasileiro sugeridas pelo governo de Michel Temer. O evento que aconteceu no auditório do Conselho Federal da OAB, contou com a participação de diversos trabalhadores, advogados, parlamentares e diretores sindicais.

Eles debateram sobre a importância das empresas públicas, o papel social dessas empresas para as populações de baixa renda e sobre a qualidade dos serviços prestados pelas estatais. Segundo o advogado Álvaro Weiler Júnior , da Assossiação dos Advogados da Caixa Econômica Federal ( ADVOCEF), os bancos privados não se interessam em prestar serviços com cunho social. “O interesse maior é o da sociedade brasileira que busca e recebe dessas estatais serviços que dificilmente seriam prestados em caso de privatização”, disse Weiller

No caso das empresas de Energia, a privatização implica em aumento imediato na tarifa. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o aumento pode chegar a 17% em um primeiro momento. A diretora do STIU-DF, Fabiola Antezana, lembrou que o Brasil está na contramão do que os países modelos do sistema capitalista. “Nos Estados Unidos fica nas mãos do exército americano porque eles tratam isso como uma questão de segurança nacional”, garantiu.

Para o presidente da Comissão de Advocacia em Estatais (CFOAB), Carlos Castro, o sistema privado transforma as necessidades básicas em produtos. “Todos nós sabemos que o sistema privado está focado em gerar lucro para poucas pessoas bem posicionadas no topo da pirâmide social. Já o sistema público quando abastecido e competentemente administrado com nossos impostos funciona para todos e de forma igualitária”, afirmou Castro.

A audiência pública realizada no Conselho Federal da OAB é mais uma das atividades que estão acontecendo em todo o Brasil contra as privatizações das estatais brasileiras. Na ocasião estiverem presentes representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Correios, Embrapa, Casa da Moeda, Sindicato dos Bancários além do Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal.

Por André Bonifácio

editado por Roberta Quintino