IELNSindinorte, representando as trabalhadoras e os trabalhadores da Eletronorte, esteve reunido em São Luís, MA, nos dias 24 a 27 de fevereiro, para realizar o Planejamento Estratégico da Campanha Salarial 2010 e participar da 2ª reunião de acompanhamento do Acordo Coletivo de Trabalho específico 2009/2010.
Como ocorreu na quadrimestral anterior, realizada em Macapá, pouco se avançou nesta 2ª reunião. A Eletronorte preferiu adotar a postura de se esconder atrás do processo de unificação dos procedimentos e benefícios do Sistema Eletrobrás. Entendemos que essa unificação é importante para o fortalecimento das empresas, tendo em vista o cenário político que se aproxima. No entanto, o Sindinorte não pode aceitar que a Eletronorte abra mão de sua autonomia para resolver questões internas de relevância para as trabalhadoras e os trabalhadores.
Isso demonstra a falta de compromisso, iniciativa e ousadia da diretoria da Eletronorte em buscar soluções e alternativas que minimizem o grau de insatisfação que existe na categoria. Exemplo disso é a falta de habilidade e a burocratização dos procedimentos administrativos internos para a solução de questões como o banco de horas e o pagamento da hora extra de percurso de viagem a serviço.
Outro ponto que não pode esperar é a correção das distorções salariais internas da Eletronorte. As demais empresas coirmãs encontraram fórmulas de equacionar o problema. Por que a diretoria da Eletronorte não toma isso como exemplo? Por que a diretoria é lenta, muito lenta, quando o assunto é para a melhoria da categoria, e rápida, extremamente ágil, quando é para restringir conquistas?
É inaceitável a situação das trabalhadoras e dos trabalhadores que, por conta da omissão dos diretores da Eletronorte, poderão migrar para o PCR do Sistema Eletrobrás já defasados.
Este cenário é uma amostra do que encontraremos nesta Campanha Salarial 2010. Isto porque a categoria terá que romper com essa zona de conforto na qual a Diretoria da Eletronorte está mergulhada. A campanha planejada pelo Sindinorte só terá sucesso com a participação e mobilização de TODA A CATEGORIA, não perdendo de vista a unificação do Sistema Eletrobrás e o cenário político eleitoral, que dará o tom das negociações.
O Sindinorte, neste momento de lançamento da Campanha Salarial 2010 conta com a participação ativa de TODA A CATEGORIA. Neste processo, os principais atores serão as trabalhadoras e os trabalhadores.

 

Já é hora de organizar a Campanha Salarial!

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES
• 1º/MAR A 5/MAR/10: Distribuir boletim na base com a pesquisa nas bases
• 22 A 23/MAR/10: Recolher a pesquisa nas bases
• 24 A 25/MAR/10: Consolidar a pesquisa por sindicato
• 29/MAR/10 A 1º/ABR/10: Consolidar a proposta da pauta de reivindicações
• 5/ABR/10 A 9/ABR/10: Realizar assembleias para aprovação da pauta de reivindicações
• 13/ABR/10: Consolidar a proposta FINAL da pauta específica de reivindicações.

 

Participe da pesquisa para a Pauta Específica

As companheiras e companheiros sabem que, após a realização da pesquisa nacional (realizada no início do ano), o segundo passo para a campanha salarial de data-base é colher sugestões da categoria com a Pesquisa para Levantamento da Pauta específica. Para participar, você deve proceder como nos anos anteriores: acessar a página do STIU-DF www.stiudf.org.br, clicar no ícone “Pesquisa Específica de Data-base”, e REDIGIR sua sugestão de cláusula nova, com início, meio e fim (não apenas deixar uma idéia). Você também pode alterar uma cláusula já existente: basta acessar nosso Acordo Coletivo de Trabalho 2009/2010 também na página do STIU-DF, copiar parte de uma cláusula existente e colar no campo apropriado, dando uma nova redação a ela. Neste caso, é importante que você escreva em LETRAS MAIÚSCULAS A PARTE DA CLÁUSULA QUE SERIA ALTERADA, deixando com letras minúsculas a parte que deve permanecer intacta. Mas, ATENÇÃO: toda sugestão deverá vir acompanhada de uma bem elaborada e plausível JUSTIFICATIVA!
O prazo para você enviar sua sugestão é até o dia 23 de março. Não esqueça: sua sugestão é muito importante para que a Pauta represente efetivamente o anseio das trabalhadoras e trabalhadores da ELETRONORTE e nossa Campanha comece forte e participativa.


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF