IELN

Foi realizada no Rio de Janeiro, no último dia 9 de junho, a segunda reunião quadrimestral de acompanhamento do ACT 2008/2010.  Confira os assuntos tratados na reunião com os representantes da empresa.
1. Novo Plano
Previdenciário CD-NOS
A empresa informou que o novo plano foi aprovado por sua diretoria no dia 7 de maio e pelo Conselho Deliberativo da Eletros (CDE) no dia 5 de junho, e em seguida encaminhado à Secretaria de Previdência Complementar (SPC) para análise e aprovação. Caso não haja exigências, o prazo para aprovação na SPC é de aproximadamente 30 dias úteis. Tão logo essa etapa seja concluída, será aberto o prazo de opção para os empregados participantes do atual plano.
A Intersindical cobrou da empresa que atue junto à Eletros com o intuito de disponibilizar um simulador, o mais rapidamente possível, para que os participantes avaliem se é vantajosa ou não a migração para o novo plano.
2. Política educacional e reembolso de gastos educacionais
com o colaborador
O ONS alegou motivos econômicos/financeiros em razão da atual crise e remeteu esse assunto para avaliação futura. Casos excepcionais poderão ser avaliados à parte.
3. Caracterização
de fevereiro
como mês não-nobre
A empresa remeteu esse assunto para discussão durante o próximo ACT.
4. A carreira técnica
e a política salarial
no 3.º Quartil ou P75
para todos – PGCR 2009
De acordo com os representantes do ONS, a política salarial foi muito bem “compreendida e entendida” pelos colaboradores e gestores que fazem parte do GEA, porém, a Intersindical voltou a insistir que esse assunto ainda é um ponto nevrálgico nas negociações entre os trabalhadores e a direção da empresa.
É preciso ficar muito claro que os profissionais do ONS devem ser reconhecidos da melhor forma possível por sua qualificação inigualável, em comparação ao oferecido pelo mercado, e devem ter o mesmo tratamento dispensado aos gestores. O merecimento não deve ser dado por meio de subterfúgios, como ocorreu no caso de alguns poucos com a criação de cargos de sêniores II – ou o profissional é sênior ou não é. Lembramos mais uma vez a promessa feita em 1999 no sentido de se praticar uma política salarial agressiva para todos (3.º Quartil ou P75).
A Intersindical solicitou novamente que a empresa avalie a situação dos ocupantes da Carreira Técnica (programação, pré-operação, pós-operação etc), que somam 32 profissionais. A empresa se comprometeu a fazer junto à Hay um trabalho de reavaliação da descrição dos cargos no PGCR e levar o assunto para discussão no GEA.
5. Performance Organizacional 2009
O não-cumprimento das metas em 2008 serviu de referência para se aprimorar os controles e melhorar o planejamento da PO 2009. A empresa informou que todos os projetos, até a presente data, estão com suas metas atendidas e que, em razão da atual crise, o valor da PO 2009 será o mesmo do ano passado, ou seja, no máximo 100,0% da remuneração, desde que sejam cumpridas todas as metas.
A Intersindical cobrou melhorias no processo de divulgação do andamento das metas, a fim de que as expectativas dos trabalhadores não sejam novamente frustradas.
6. Plano de saúde
A empresa continua em negociação com o Bradesco quanto à interpretação dada aos artigos 30.º e 31.º da Lei n.º 9.656, de 3 de junho de 1998, e até o fim de junho deverá ser concluído o parecer jurídico sobre o assunto.   Assim que a negociação for finalizada, a empresa fará a divulgação na casa e trará diversos esclarecimentos, inclusive para os casos de aposentadoria.
7. Novo banco de horas proposto pela empresa
Os representantes do ONS voltaram ao assunto para informar que a empresa encaminhou aos sindicatos, no dia 4 de junho, minuta de nova versão de norma para análise e possíveis contribuições, conforme filosofia apresentada por ela em setembro de 2008. Destacamos, na época, que alterações na norma do banco poderão acarretar mudanças na Norma de Serviço Extraordinário, visto que existe uma norma específica sobre o tema.
A fim de analisar essa proposta, a Intersindical solicitará cópia do relatório de acompanhamento do banco dos últimos 12 meses (2008), por unidade descentralizada do ONS, mês a mês, com detalhamento dos saldos de horas, horas extras pagas, horas extras compensadas, horas descontadas, horas vertidas etc.
Como não houve tempo hábil para avaliação da minuta de norma por parte das entidades sindicais, ficou acertado que faremos uma videoconferência nas instalações do ONS, no próximo dia 25 de junho, para uma discussão mais aprofundada sobre o assunto.
A Intersindical informa que deverão ser observados os seguintes pré-requisitos para implantação de um novo banco de horas: aprovação em assembléia em todas as bases do ONS e assinatura de um acordo específico para registro na DRT.
8. Orçamento do ONS
A empresa informou que a preocupação quanto ao orçamento de julho/2009 a junho/2010, externada em fevereiro passado, se confirmou: o novo orçamento sofreu restrições ao ser analisado pelo Conselho de Administração do ONS em março último, tendo em vista a crise mundial e a redução do consumo de energia no Brasil.

Foi realizada no Rio de Janeiro, no último dia 9 de junho, a segunda reunião quadrimestral de acompanhamento do ACT 2008/2010.  Confira os assuntos tratados na reunião com os representantes da empresa.

1. Novo PlanoPrevidenciário CD-ONS

A empresa informou que o novo plano foi aprovado por sua diretoria no dia 7 de maio e pelo Conselho Deliberativo da Eletros (CDE) no dia 5 de junho, e em seguida encaminhado à Secretaria de Previdência Complementar (SPC) para análise e aprovação. Caso não haja exigências, o prazo para aprovação na SPC é de aproximadamente 30 dias úteis. Tão logo essa etapa seja concluída, será aberto o prazo de opção para os empregados participantes do atual plano. A Intersindical cobrou da empresa que atue junto à Eletros com o intuito de disponibilizar um simulador, o mais rapidamente possível, para que os participantes avaliem se é vantajosa ou não a migração para o novo plano.

2. Política educacional e reembolso de gastos educacionais com o colaborador

O ONS alegou motivos econômicos/financeiros em razão da atual crise e remeteu esse assunto para avaliação futura. Casos excepcionais poderão ser avaliados à parte.

3. Caracterizaçãode fevereiro como mês não-nobre

A empresa remeteu esse assunto para discussão durante o próximo ACT.

4. A carreira técnica e a política salarial no 3.º Quartil ou P75 para todos – PGCR 2009

De acordo com os representantes do ONS, a política salarial foi muito bem “compreendida e entendida” pelos colaboradores e gestores que fazem parte do GEA, porém, a Intersindical voltou a insistir que esse assunto ainda é um ponto nevrálgico nas negociações entre os trabalhadores e a direção da empresa. É preciso ficar muito claro que os profissionais do ONS devem ser reconhecidos da melhor forma possível por sua qualificação inigualável, em comparação ao oferecido pelo mercado, e devem ter o mesmo tratamento dispensado aos gestores. O merecimento não deve ser dado por meio de subterfúgios, como ocorreu no caso de alguns poucos com a criação de cargos de sêniores II – ou o profissional é sênior ou não é. Lembramos mais uma vez a promessa feita em 1999 no sentido de se praticar uma política salarial agressiva para todos (3.º Quartil ou P75).  A Intersindical solicitou novamente que a empresa avalie a situação dos ocupantes da Carreira Técnica (programação, pré-operação, pós-operação etc), que somam 32 profissionais. A empresa se comprometeu a fazer junto à Hay um trabalho de reavaliação da descrição dos cargos no PGCR e levar o assunto para discussão no GEA. 

5. Performance Organizacional 2009

O não-cumprimento das metas em 2008 serviu de referência para se aprimorar os controles e melhorar o planejamento da PO 2009. A empresa informou que todos os projetos, até a presente data, estão com suas metas atendidas e que, em razão da atual crise, o valor da PO 2009 será o mesmo do ano passado, ou seja, no máximo 100,0% da remuneração, desde que sejam cumpridas todas as metas.A Intersindical cobrou melhorias no processo de divulgação do andamento das metas, a fim de que as expectativas dos trabalhadores não sejam novamente frustradas.

6. Plano de saúde

A empresa continua em negociação com o Bradesco quanto à interpretação dada aos artigos 30.º e 31.º da Lei n.º 9.656, de 3 de junho de 1998, e até o fim de junho deverá ser concluído o parecer jurídico sobre o assunto.   Assim que a negociação for finalizada, a empresa fará a divulgação na casa e trará diversos esclarecimentos, inclusive para os casos de aposentadoria.

7. Novo banco de horas proposto pela empresa

Os representantes do ONS voltaram ao assunto para informar que a empresa encaminhou aos sindicatos, no dia 4 de junho, minuta de nova versão de norma para análise e possíveis contribuições, conforme filosofia apresentada por ela em setembro de 2008. Destacamos, na época, que alterações na norma do banco poderão acarretar mudanças na Norma de Serviço Extraordinário, visto que existe uma norma específica sobre o tema. A fim de analisar essa proposta, a Intersindical solicitará cópia do relatório de acompanhamento do banco dos últimos 12 meses (2008), por unidade descentralizada do ONS, mês a mês, com detalhamento dos saldos de horas, horas extras pagas, horas extras compensadas, horas descontadas, horas vertidas etc.Como não houve tempo hábil para avaliação da minuta de norma por parte das entidades sindicais, ficou acertado que faremos uma videoconferência nas instalações do ONS, no próximo dia 25 de junho, para uma discussão mais aprofundada sobre o assunto.A Intersindical informa que deverão ser observados os seguintes pré-requisitos para implantação de um novo banco de horas: aprovação em assembléia em todas as bases do ONS e assinatura de um acordo específico para registro na DRT.

8. Orçamento do ONS

A empresa informou que a preocupação quanto ao orçamento de julho/2009 a junho/2010, externada em fevereiro passado, se confirmou: o novo orçamento sofreu restrições ao ser analisado pelo Conselho de Administração do ONS em março último, tendo em vista a crise mundial e a redução do consumo de energia no Brasil.