IELN

Na vídeo-conferência realizada no dia 25 de junho, nas instalações do ONS, a empresa apresentou sua nova proposta de Banco de Horas e as políticas que a nortearam. Porém, deixamos claro que a solicitação de revisão não partiu dos sindicatos que compõem a Intersindical. Foram esclarecidas algumas dúvidas e houve um aprofundamento da discussão; observamos alguns avanços, mas seguidos de uma cobrança mais rigorosa quanto ao cumprimento do Horário Núcleo. 

Analisando a situação sob o ponto de vista da empresa, essa cobrança rigorosa independe de um novo banco, pois o atual já permite isso. Portanto, no dia 08 de julho, solicitamos ao ONS que divulgue e apresente o quanto antes sua proposta aos trabalhadores.

O ponto mais polêmico nessa nova proposta de banco são as alterações sugeridas no Horário de Referência. Por essa razão, conclamamos todos os trabalhadores do ONS para que acessem a “Pesquisa de Clima no Trabalho”, disponibilizado no site do seu sindicato, no período de 15 de julho a 05 de agosto, na qual há uma pergunta específica sobre o Horário de Referência mais adequado na avaliação de cada trabalhador. O resultado dessa pesquisa irá nos ajudar a decidir qual a proposta que melhor atende aos anseios da maioria dos trabalhadores do ONS.

A Intersindical relembra que deverão ser observados os seguintes pré-requisitos para implantação de um novo Banco de Horas: aprovação em assembléia em todas as bases do ONS e assinatura de um acordo específico para registro na DRT.

 

Sugestão ao ONS
Aproveitamos para solicitar a direção do ONS, por meio deste informativo, que avalie a possibilidade de fazer um adiantamento, considerando os 15,0 % não pagos na PO 2008 que ficaram no “caixa” da empresa. Esse pagamento “a maior” seria acrescido ao Adiantamento por Perda de Massa Salarial, a ser pago em março de 2009, e posteriormente descontado na próxima data-base.

Pesquisa para levantamento de pauta Data-base 2009

A Intersindical ONS – formada pelo STIU-DF, Sintergia-RJ, Sinergia-Florianópolis,  SENGE-PE, SENGE-RJ, SINDURB-PE, FNU e Fisenge – inicia, na primeira quinzena deste mês, a coleta de sugestões com vistas à elaboração das cláusulas da pré-pauta para a próxima data-base. Para ter acesso à página da pesquisa, os trabalhadores do ONS deverão abrir o site de seu sindicato no período de 15 de julho a 5 de agosto e dar um clique duplo na figura da Intersindical ONS (Levantamento de pauta), onde poderão apresentar suas sugestões de manutenção, alteração e/ou inclusão de novas cláusulas. Nesta data-base, somente as cláusulas com “Repercussão Econômica”, “Banco de Horas” e “Novas” serão negociadas.

Na terceira semana de agosto, convocaremos os trabalhadores para as assembléias de aprovação da pauta relativa à campanha salarial de data-base 2009/2010 (1.º de setembro). Essa pauta, fechada em todas as bases, será entregue à empresa na penúltima semana de agosto.

 

Pesquisa de clima no trabalho

Companheiros eletricitários do ONS, a Intersindical e o DIEESE realizam mais uma vez essa consulta em todas as bases da empresa, no período de 15 de julho a 5 de agosto, com o objetivo de subsidiar a elaboração da pauta de reivindicações da categoria e as ações de luta no processo de negociação. Trata-se, portanto, de uma etapa importantíssima em nossa campanha. Infelizmente, apenas 132 pessoas responderam à pesquisa em 2008, mas a Intersindical acredita que a participação neste ano será bem mais significativa.

Respondendo a este questionário, vocês fornecerão informações para que os sindicatos possam agir de forma realista e planejada, obtendo mais subsídios para conseguir um acordo que reflita os anseios da categoria e resulte em ganhos para os trabalhadores do ONS. 

O método para a elaboração do questionário foi desenvolvido pelo DIEESE, em conjunto com os sindicatos. O formulário, disponibilizado no site do seu sindicato, deverá ser preenchido e enviado para a Intersindical, no endereço intersindical.ons@gmail.com, até o dia 05/08/2009. 

IMPORTANTE: O questionário é anônimo e é de uso exclusivo da Intersindical ONS. Portanto, o que você disser estará protegido. Participe, se expresse! 

Para ter acesso à pesquisa, os trabalhadores do ONS deverão abrir o site de seu sindicato e dar um clique duplo na figura da Pesquisa de Clima ONS.