Até domingo (31), quando ocorre a votação para presidente da República, em segundo turno, oito pesquisas de intenção de votos serão divulgadas. Na segunda-feira (25), a Vox Populi divulgou que Dilma Rousseff (PT), da coligação Para o Brasil seguir mudando, tem 14 pontos de diferença sobre José Serra (PSDB), da coligação O Brasil pode mais.

Considerando-se apenas os votos válidos, Dilma seria eleita com 57% contra 43% de Serra. De acordo com esse critério, a distância entre os dois candidatos é, portanto, de 14 pontos, igual à apontada pelo último levantamento. Ainda assim, 88% dos eleitores ainda afirmam, porém, que já tem certeza da decisão tomada.

A partir de hoje, o Datafolha poderá divulgar os dados coletados nesta terça-feira (26). Na quarta-feira (27), o instituto Sensus deverá publicizar os dados coletados entre os dias 23 e 25.

Na quinta-feira (28), dois institutos anunciam que podem divulgar suas pesquisas – o Ibope, cujos dados serão coletados entre dos dias 25 e 28; e o Datafolha, cuja coleta se dará no mesmo dia em que os dados poderão ser anunciados.

Na sexta-feira (29), dia em que vai ocorrer o último debate, na TV Globo, o Sensus vai divulgar sua segunda pesquisa, cujos dados serão coletados entre os dias 28 e 29.

Finalmente, no sábado (30), os três principais institutos de pesquisa de intenção de voto – Ibope (27 a 30), Datafolha (29 e 30) e Vox Populi (30) – irão divulgar os dados coletados entre a população. Todos esses dados já virão com o impacto do último debate.

Dilma ganha em todas
Se todas as pesquisas de intenção de votos até então divulgadas estiverem certas, Dilma deverá sagrar-se a primeira mulher presidente da República no próximo domingo (31). No segundo turno, ela conseguiu estancar a sangria de votos que impediu sua vitória já em primeiro turno.

O Datafolha divulgou, no dia 15, a primeira pesquisa de intenção de voto para o segundo turno. Pela pesquisa, Dilma estava oito pontos à frente de Serra – 54% a 46%.

No dia 19, o Vox Populi divulgou que a candidata petista tinha 14 pontos sobre o candidato tucano – 57% a 43%.

A menor diferença (5,6%), até o momento, foi originária da pesquisa Sensus, divulgada no dia 20 – 52,8% a 47,2%.

O Ibope e o Datafolha, cujas pesquisas foram divulgadas nos dias 20 e 22, respectivamente, deram 12 pontos de diferença entre Dilma e Serra – 56% a 44%.
A maior diferença entre a petista e o tucano até então anunciado foi divulgado, nesta segunda-feira (25), pelo instituto Vox Populi, que mostra Dilma 14 pontos à frente de Serra – 57% a 43%.

(Fonte: Agência DIAP, 26.10.10)