ELN

Depois das consultas aos trabalhadores para recolher sugestões de avanço para os Acordos Coletivos de Trabalho nacional e específico, os trabalhadores da Eletronorte e de todo o setor elétrico brasileiro devem agora aprovar, em suas respectivas assembleias gerais, as pautas de reivindicações nacional e específica que serão entregues às empresas do Grupo Eletrobrás.

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com esse processo, ocorrerá o seguinte:

Pauta Nacional

De posse da pesquisa nacional, as intersindicais já se reuniram (entre elas o Sindinorte) e elaboraram a Pauta Nacional de Reivindicações 2009, para formar o ACT Nacional 2009/2010. Essa pauta nacional deve agora ser aprovada pelas assembleias gerais de todos os trabalhadores do setor elétrico, realizadas por local de trabalho.

Pauta Específica

De posse da pesquisa específica da Eletronorte, os sindicados da Intersindical Norte – Sindinorte (entre eles o STIU-DF) apresentaram as sugestões dos trabalhadores de suas respectivas bases à coordenação do Sindinorte, que trabalhou para formar uma única pauta de reivindicações, agrupando, compatibilizando ou conciliando todas as sugestões recebidas. Entre estas sugestões, algumas podem ser conflitantes e serão levadas à deliberação da assembleia. As assembleias deliberam sobre cada cláusula da proposta de pauta, aprovando algumas e rejeitando outras.

Depois de realizadas as assembleias de cada um dos 10 sindicatos que compõem o Sindinorte, a proposta de pauta é analisada cláusula por cláusula, momento em que algumas podem ser eliminadas, se não forem aprovadas pela maioria dos sindicatos, ou seja, por pelo menos 6 sindicatos.

A assembleia de aprovação de pautas é peculiar, pois devem ser deliberados vários pontos, tantos quantos forem as propostas de cláusulas. Entretanto, o STIU-DF tem uma metodologia que facilita em muito este processo:

A partir de hoje, estão disponíveis em nosso site (www.stiudf.org.br) as duas propostas de pauta, nacional e específica. Os trabalhadores poderão analisá-las com calma e se preparar para a assembleia, de modo que o Sindicato possa apenas ler os títulos das cláusulas, uma a uma, se atendo apenas àquelas para as quais algum trabalhador apresentar destaque e às conflitantes entre si. As cláusulas que não forem destacadas serão aprovadas automaticamente.

Além disso, o STIU-DF providenciará cópias da pauta específica para todos os trabalhadores que comparecerem à assembléia, o que tornará mais fácil o acompanhamento das discussões.

Conforme o edital publicado hoje no Jornal de Brasília, a assembleia de aprovação das pautas está marcada para o dia 7 de abril, próxima terça-feira, às 9h.

Compareça! É muito importante que você ajude a definir a pauta de reivindicações que será negocia com a empresa.

 

 

Calendário de mobilização da campanha 2009

 

07/ABR/09

  • assembleia para aprovação das pautas de reivindicações nacional e específica, e mais: 
  • Curva Tamburello
  • Distorções salariais
  • Pagamento da PLR

09/ABR/09

  • Consolidação da proposta final da pauta de reivindicações específica

15/ABR/09 

  • Entrega conjunta das pautas de reivindicações às empresas com protocolo da prorrogação da data-base
  • Realização de reunião institucional com as direções das empresas
  • Lançamento da campanha salarial nas empresas 
  • Distribuição de boletim para a categoria sobre a campanha salarial

24/ABR/09

  • Envio do material de campanha aos sindicatos 

27/ABR/09

  • Oficina de Negociação (Rio de Janeiro)

15/MAI/09 

  • Primeira rodada de negociação com as empresas 
  • Distribuição, para a categoria, de cartazes, adesivos e boletins da campanha.