CEBNa tarde dessa terça-feira, 5/10, na CEB-SIA, o STIU-DF e a comissão designada pela empresa deram início às reuniões em que vão negociar as reivindicações dos trabalhadores relativas às cláusulas econômicas, como prevê o ACT vigente. Como de praxe, a reunião começou com a apresentação dos representantes do Sindicato e da empresa na mesa de negociação. O STIU-DF destacou a expectativa da categoria por um acordo satisfatório, principalmente no que diz respeito ao realinhamento salarial e ganho real de salários. Também ressaltou a disposição dos trabalhadores de lutar bastante por esse objetivo, repetindo a mobilização de anos anteriores. O resultado da negociação, enfatizou o Sindicato, deve contemplar os interesses dos trabalhadores, da empresa e da sociedade. O Sindicato também disse esperar que a empresa não atue nas negociações achando que o que é bom para os trabalhadores significa prejuízo para ela.
A coordenadora da comissão da CEB, por sua vez, destacou a expectativa de que o processo seja conduzido da melhor forma possível, com respeito profissional e razoabilidade de ambas as partes.
As 18 cláusulas da pauta foram em seguida consideradas uma a uma; o Sindicato fez os esclarecimentos solicitados pela comissão da empresa, que informou a intenção de apresentar uma contraproposta já na próxima reunião, agendada para o dia 15/10. As reuniões seguintes ficaram marcadas para os dias 19, 21 e 26 de outubro.
Como sempre faz, o Sindicato manterá os trabalhadores informados sobre o andamento das negociações. Todos devem ficar atentos às informações e convocações da entidade. É importante lembrar que a negociação, apesar de abranger uma pauta enxuta, envolve justamente as cláusulas econômicas, em que sempre há mais dificuldades para se chegar ao consenso.

 

Esclarecimento aos novos empregados

O STIU-DF deseja esclarecer definitivamente que não negociou com a CEB a elaboração do edital do último concurso público realizado pela empresa. Essa é uma prerrogativa exclusiva da CEB. Ao Sindicato cabe representar os empregados que já trabalham na empresa.
O STIU-DF espera que este esclarecimento ponha fim aos boatos de que a entidade interferiu nas regras do concurso, no que diz respeito aos direitos e benefícios dos novos empregados. Porém, atento aos anseios desses trabalhadores, o Sindicato incluiu na pauta de reivindicações desta data-base um parágrafo que pede a extensão dos benefícios das cláusulas sociais e econômicas do ACT vigente aos novos empregados.


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF