Se considerado apenas os setores de transporte e eletricidade, as emissões evitadas atingiram 22% em 2006 e poderão chegar a 43% em 2020

O etanol e a bioeletricidade evitaram 10% das emissões totais de energia no Brasil em 2006. O valor atingirá 18% em 2020, de acordo com o estudo realizado pela Universidade de Campinas no ano passado apresentado pela Unica durante o III Fórum Cogen/CanalEnergia – Expansão da Cogeração na Matriz Elétrica Brasileira nesta quinta-feira, 9 de setembro, em São Paulo.

Se considerado apenas os setores de transporte e eletricidade, as emissões evitadas atingiram 22% em 2006 e poderão chegar a 43% em 2020. Segundo o assessor de meio ambiente da associação, Luiz Fernando do Amaral, a exportação da bioeletricidade e o melhor uso da biomassa são alguns dos principais avanços da fonte no curto prazo. O avanço da colheita mecanizada e o retrofit das caldeiras também contribuem para essa expansão.

Amaral ressaltou ainda que reduções dos gases de efeito estufa do etanol de cana no Brasil são de 90% se comparado à gasolina. Nos Estads Unidos e na Europa, esses valores são de 71% e 61%, respectivamente. Esse potencial pode ser ainda maior nos próximos anos. “90% é o que temos hoje. Daqui para frente, com o investimento em novas tecnologias será muito melhor”, estima o executivo.

(Fonte: Dayanne Jadjiski, da Agência CanalEnergia)