Na manhã desta quinta-feira, 22, os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte paralisaram suas atividades contra a reestruturação unilateral do Sistema Eletrobras, bem como, pela garantia do pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Durante a paralisação a categoria decidiu pela rejeição da proposta apresentada pela Eletrobras referente à PLR. De acordo com a proposta, o valor devido aos eletricitários seria pago em duas parcelas, no mês de setembro e dezembro, respectivamente. Além disso, foi aprovado o indicativo de paralisação de 72 horas, a partir do dia 28.

Os trabalhadores e trabalhadoras tem como objetivo pressionar a direção da empresa para avançar na negociação da PLR, aperfeiçoar o Programa de Aposentadoria Extraordinária (PAE), a suspensão do Centro de Serviço Compartilhado (CSC) mas, principalmente, o fim da prejudicial reestruturação das empreas, das privatizações e venda indiscriminada das SPE’s.

Greve Geral

 

Contras as reformas trabalhista e previdenciária, os eletricitários vão cruzar os braços no dia 30 de junho e se unir a outros profissionais conforme convocação das centrais sindicais e movimentos populares. Na greve geral, realizada no dia 24 de maio, cerca de 150 mil pessoas lotaram as ruas da capital federal para barrar as reformas e pedir eleições gerais.