Atendendo reivindicação do STIU-DF, o Conselho Deliberativo da FACEB aprovou no dia 23/02 algumas alterações no Regulamento de Empréstimo do Plano CEBPREV. O objetivo é melhorar as condições do benefício para os trabalhadores e trabalhadoras da CEB, uma vez que ele é um importante segmento de aplicação dos recursos da Fundação.

Com as mudanças, o valor do empréstimo subiu de 60% para 85% do saldo de conta do participante; o pagamento, hoje limitado a 36 parcelas, poderá ser efetuado em até 60 meses; e a taxa de juros reduziu de INPC + 0,7% a.m para INPC + 0,5% a.m, ficando mais próxima do mínimo atuarial do plano, hoje fixado em INPC + 4,33 a.a.

Além desses benefícios, foi aprovada a substituição do fundo próprio de quitação por morte pela contratação de seguradora. Com isso, segundo a FACEB, a um custo mínimo para os participantes, evita-se a insolvência do referido fundo e o consequente prejuízo ao conjunto dos beneficiários do CEBPREV.

Ao tempo que registra e enaltece o avanço, o STIU-DF reforça que cobrará urgência à FACEB na implementação dessas melhorias.