Aposentados e pensionistas da CEB vibraram, nesta sexta-feira (24), com o anúncio feito pelo governador, Rodrigo Rollemberg, do aporte de R$ 20 milhões da Companhia para garantir a cobertura do plano de saúde de 2.243 beneficiários.

O recurso resolve, inicialmente, a sustentabilidade do novo plano, além de atender a demanda da decisão judicial, de 2015, que considerou inconstitucionais as Leis nº 3.010/ 2002, e nº 3.199/ 2013, que davam sustentação legal ao benefício dos aposentados. A decisão determinava que, dentro de 18 meses, a Companhia deveria apresentar um novo Plano aos beneficiários, nos termos da Lei 9.656/98.

Na ocasião, o dirigente sindical do STIU-DF, Alairton Faria, pontuou que a decisão, favorável aos beneficiários do plano de saúde, é resultado do empenho das entidades parceiras, dos aposentados e, também, do interesse da direção da CEB e do GDF em solucionar a pendência.

Seguindo o entendimento do STIU-DF, o diretor de benefícios da Faceb, João Carlos Dias, salientou que o aporte é um passo importante para a consolidação do plano de saúde. No entanto, ele pontua que há um longo caminho a percorrer. “Ainda persistem algumas preocupações em relação aos aposentados e pensionistas de menor renda que certamente terão dificuldade para pagar as mensalidades e adquirir medicamentos, mas é importante reconhecer o enorme avanço que tivemos hoje, graças a sensibilidade do governo e atuação das entidades e, principalmente, a mobilização dos aposentados”, destacou.

Durante o anúncio, Rollemberg ressaltou a importância e melhoria da empresa na prestação de serviços à população do Distrito Federal. Além de reconhecer o papel fundamental dos aposentados na consolidação da CEB na capital.

“Graças ao esforço dessa nova diretoria e de todos os servidores da CEB crescemos 20 posições no ranking da Aneel em relação à qualidade da prestação do serviço, conseguimos renovar a concessão por mais 30 anos. Portanto, o conjunto de vitórias da CEB se dá em função do esforço dos servidores atuais e, em grande parte, do esforço que vocês, aposentados, fizeram no passado”. O governador disse ainda que o aporte “faz justiça com os trabalhadores que construíram a CEB”.

Audiência pública

Também nesta sexta, os dirigentes sindicais do STIU-DF se reuniram com o assessor do deputado Ricardo Vale, Carlucio Oliveira, para discutirem a audiência pública sobre o plano de saúde dos aposentados e pensionistas da Companhia, agendada para o dia 13 de março, às 15h, na CLDF.

De acordo com Alairton Faria, a audiência tem como objetivo sanar outras dificuldades, entre elas, um fundo para assistência farmacêutica. Além da viabilidade de acesso ao plano por todos os aposentados.