Em assembleia, os trabalhadores e trabalhadoras do Operador Nacional do Sistema (ONS) aprovaram, com ressalva, na manhã desta sexta-feira (30), a proposta de reajuste de 8,97% para a inflação medida pelo IPCA, apresentada pela empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2018. O ACT vale por dois anos.

O STIU-DF fez o encaminhamento de rejeição da proposta, uma vez que a verba do Mérito foi reduzida em 50%. O valor reivindicado para o ticket alimentação/refeição também não foi atendido. A categoria queria que fosse de 50 reais, mas o ONS aceitou pagar R$ 48. Hoje é de R$ 44.

“Apesar da empresa garantir a inflação plena, a proposta aprovada traz perdas para a categoria no que se refere à política de meritocracia. A verba de aplicação foi reduzida em 50%. Além disso, o valor era pago em janeiro e agora será pago apenas em julho do ano que vem”, destacou o dirigente sindical do STIU-DF, Ailton Andrade.

Além disso, de última hora, a empresa alterou sem nenhuma discussão prévia a Cláusula 29 do ACT, reduzindo de dois para um o número de representantes sindicais na maioria das bases.

Na avaliação dos dirigentes sindicais do STIU-DF, a alteração é um retrocesso porque restringe a atuação sindical. Como o ACT foi aprovado com ressalva na cláusula 29, o Sindicato vai procurar a direção da empresa para discutir a questão.

Antes, a Cláusula 29 prevista nos ACTs anteriores tinha a seguinte configuração para o quantitativo de representantes sindicais: Sintergia (RJ) – até dois; STIU-DF – até dois; Sinergia Florianópolis – até dois; Senge (RJ) – até dois; Sindurb (PE) – um; Senge (PE) – um; e Senge (SC) – um.

Com a proposta apresentada pela empresa, a representação passaria a ser da seguinte forma, em grupos de até 150 empregados, os sindicatos teriam um representante. De 151 a 300, dois. De 300 a 450 teriam três e acima de 451, quatro representantes.

Apenas a base Rio tem cerca de 450 empregados. Nas outras bases, o quantitativo não chega a 150. Em Brasília, segunda maior, é de 149.