Em assembleia realizada nesta sexta-feira, 9, os trabalhadores e trabalhadoras de Furnas, lotados em Brasília, Minaçu e Gurupi, aprovaram a segunda proposta apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) ao Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2018.

A proposta, consolidada em audiência de conciliação, indica o reajuste de 5% em maio de 2016 e reajuste de 4,28% a partir de 15 de setembro de 2016, com a manutenção das demais condições.

Em relação aos dias parados, foi definida a manutenção de cinco dias de abono para toda a categoria, e para os trabalhadores e trabalhadoras que foram além dos cinco dias de greve, ou seja, a partir do 6º, foi determinado que 1/3 será abonado e 2/3 compensados.

O diretor do STIU-DF, David Oliveira, ressaltou que a categoria, mais uma vez, se mostra disposta para encerrar o processo negocial do ACT. “Pela segunda vez a categoria aprovou a proposta do TST, agora é a vez da direção da empresa ter responsabilidade e compromisso com os trabalhadores e aceitar o acordo definido pelo ministro do TST”, disse David.

Destaca-se que o dissídio, instaurado pela direção da Eletrobras, abrange os trabalhadores das empresas Cepel, Chesf, Eletrobras, Eletronuclear e Furnas que rejeitaram a proposta apresentada na última rodada de negociação. A próxima audiência está prevista para o dia 21 de setembro.