Na manhã desta segunda-feira, 18, os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte, em Brasília, aprovaram a contraproposta apresentada pela direção da Eletrobras durante a quarta rodada de negociação.

A proposta garante acordo com vigência de 24 meses, mantendo a data base em maio, reajuste de 5% sobre o salário, aplicado na folha de julho, retroativo a 1° de maio, reajuste de mais 4,28% sobre o salário, aplicado na folha de novembro. Além disso, reajuste do ticket alimentação em 9,28%, retroativo a maio deste ano e abono nos cinco dias de paralisação da categoria. Para o próximo ano, a categoria conquistou o reajuste pelo IPCA pleno em maio de 2017 e 1 (um) talão extra de ticket alimentação.

Para o STIU-DF, diante da conjuntura política e econômica para o Setor Elétrico, existem vários aspectos positivos no conjunto geral da proposta, como a manutenção e garantia dos benefícios, a renovação dos acordos específicos por dois anos, a reposição do IPCA pleno na próxima data base, bem como, a ampliação da licença paternidade para 30 dias, dentre outros.