Despidos de qualquer disfarce, ontem (17), os deputados federais se revelaram para a população brasileira. Num espetáculo bizarro, onde os interesses individuais de um grupo se sobrepõem aos interesses do povo, nós trabalhadores não estávamos representados naquela votação.

Verificamos a baixa qualidade política dos que ali estão como representantes da população brasileira. Com declarações carregadas de preconceitos e grosserias, conhecemos melhor “nossos” representantes na Câmara. Destaca-se que os pretendentes para ocupar a função de presidente estão diretamente ligado ao capital internacional e à corrupção.

O STIU-DF reitera que é contra as políticas de ajuste fiscal, contra qualquer tentativa de retirada de direitos e privatização das empresas estatais que estão em curso no Brasil, processos que serão intensificados com o projeto golpista “Ponte Para o Futuro” do PMDB. No entanto, não podemos nos abster de lutar pela democracia, pela garantia da manutenção de programas sociais como o Luz Para Todos. É isso que está em jogo!

Todos nós esperamos por mudanças. A reforma política é um dos instrumentos para essa transformação, assim, garantir a pluralidade de representação no Congresso. Portanto, devemos fortalecer as entidades sindicais e movimentos sociais e manter a unidade da Frente Brasil Popular. Se, de fato, queremos defender a democracia a luta é nas ruas. Encerrou-se uma etapa, começa outra.