Na quinta-feira (14), dirigentes sindicais e representantes da Eletrobras se reuniram na sede da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) para discussão da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2015 da categoria eletricitária. Pela manhã, dois pontos foram destacados, a atribuição do peso a ser dado a cada indicador e a forma de apuração do Ebitda.

De acordo com o dirigente sindical, David Oliveira, há duas opções para a aplicação do Ebitda, ajustado e realizado. O Ebitda “ajustado” inclui a equivalência patrimonial, o que beneficia a base de cálculo da PLR, já para o Ebtida “realizado” é aplicada a integralidade do resultado.

“O Ebitda é um indicador central para o resultado final da PLR. As entidades sindicais estão atuando para garantir a aplicação do melhor índice para a composição de cálculo da PLR”, destaca David.

David ressaltou ainda que Furnas não apresentou os resultados dos indicadores do CMDE que compõem o cálculo da PLR. “É lamentável que nesse processo algumas empresas ainda estejam dificultando a negociação da comissão da PLR. Conseguimos extra-oficialmente os dados, e de acordo com essas informações atingimos todas as metas dos indicadores operacionais. Falta somente fecharmos a forma de aplicação do Ebitda e o valor ajustado final, ainda uma incógnita”, explicou.

Na ocasião, os sindicalistas solicitaram aos representantes da Eletrobras a implementação do auxílio paternidade conforme preconiza a legislação vigente. Foi informado que a proposta da Holding, em estudo, será mais abrangente que a legislação e que a Lei deverá ser cumprida imediatamente.

Também foi solicitado ao diretor de administração, Alexandre Aniz, que autorizasse as empresas a fornecerem os dados necessários para a comissão paritária da PLR.  Por fim, foi  apresentado os resultados do exercício 2015 demonstrando prejuízo de 15 bilhões e os principais fatores que levaram  à este prejuízo. Destacam-se as novas regras de gestão e transparência que impõem ao balanço das empresas o registro das intenções e pagamentos de empréstimos futuros. A próxima reunião para fechamento da PLR está prevista para o dia 27 deste mês.