Os deputados distritais aprovaram, em dois turnos, o Projeto de Lei 809/15, de autoria do GDF, que autoriza a venda de participações acionárias das empresas de gás e geração de energia elétrica da CEB. A proposta foi aprovada em primeiro turno na madrugada desta quarta-feira (16) e em 2º turno no fim da manhã do mesmo dia. Agora, a matéria segue para a sanção do governador, que tem 15 dias úteis para sancionar o texto.

O STIU-DF se posicionou favorável à aprovação do PL 809, porque sempre foi contra a decisão tomada no início da década de 2000, que priorizou investimentos em geração e reduziu, desde então, recursos na distribuição, principal negócio da CEB/D. O resultado desse processo é sentido até hoje pela população e pelos trabalhadores e trabalhadoras da empresa.

Por conta desse mau negócio, hoje a CEB arca com uma dívida altíssima, quando só os juros estão na ordem de R$ 100 milhões por ano. Desde o início, o Sindicato defendeu que não era bom para a CEB ter participação em empreendimentos que só servem para pagar dividendos e para a divisão de cargos.

A entidade sindical e a categoria vão cobrar da direção da empresa a aplicação integral desses recursos da venda dos empreendimentos em novos investimentos na CEB/D e na amortização da dívida da empresa.