Não satisfeito com a derrota no final de junho, quando os trabalhadores e trabalhadoras das empresas públicas em Brasília se mobilizaram para pressionar a Câmara Legislativa e fazer o GDF retirar de pauta o PL 467/15 – proposta que autorizava o governo a vender ações de todas as estatais em Brasília – o governador Rodrigo Rollemberg resolveu retomar o assunto.

Acreditando que os distritais e os trabalhadores não perceberiam essa movimentação, o governo quis retomar a venda de participações acionárias das empresas públicas em projeto de lei que nada tem a ver com a CEB, BRB e Caesb.

No dia 27 de outubro, Rollemberg enviou à Câmara o PL 738, que trata da desafetação de áreas públicas. O artigo 6º da proposta e os seus dois incisos autorizam o GDF a transferir “até o limite da participação acionária de cada empresa pública” ações das estatais.

Diante desta nova investida do governo em vender ações de empresas públicas, representantes do STIU-DF, Sindágua e Bancários, que compõem o Fórum Permanente em Defesa das Estatais, se reuniram nesta terça-feira (10) com o deputado distrital Chico Vigilante (PT) para tratar do assunto.

“O encontro foi positivo, já que o deputado se comprometeu em fazer audiência pública para discutir o assunto com os trabalhadores após estudar o projeto”, disseram os diretores do STIU-DF, José Edmilson e Alairton Gomes.

Os deputados Cláudio Abrantes (Rede) e Rodrigo Delmasso (PTN) apresentaram emendas ao projeto solicitando a retirado do artigo 6º do texto. Os representantes do Fórum se reúnem na próxima segunda-feira (16) com o relator do projeto, Cristiano Araújo (PTB), para discutir a matéria e esperam que o deputado aceite as emendas.

Os representantes do Fórum também aguardam resposta da presidente da Câmara, Celina Leão (PDT), para tratar do assunto.