O Projeto de Lei do Senado que cria o Estatuto das Estatais (PLS 555/2015), de autoria do senador José Serra, PSDB-SP, é considerado uma grande ameaça para as empresas estatais. O PLS determina que todas as empresas estatais abram seus capitais e coloquem em circulação, pelo menos, 25% de suas ações, exclusivamente sob a forma de ações ordinárias, no prazo de dois anos após a promulgação da lei.

Eletrobras, Caixa, Correios, BNDES, Petrobras, entre outras, poderão ser entregues ao capital privado e estrangeiro, enfraquecendo a soberania do país em setores estratégicos, como por exemplo, o petrolífero e elétrico.

Para o STIU-DF, diante do avanço de medidas privatistas, o momento é de mobilização da classe trabalhadora, não apenas contra o PLS 555, mas contra todas as ofensivas lançadas por aqueles/as que deveriam legislar em prol do país e não de seus interesses pessoais.

 

Neste sentido, o STIU-DF convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras do setor elétrico a participarem de debate sobre o PLS 555/2015, na quinta-feira (12), a partir das 13h, no Senado Federal. O debate é aberto e contará com a presença de centrais sindicais, entidades do movimento sindical, movimentos sociais, parlamentares e representantes dos trabalhadores nos Conselhos de Administração.