Com o intuito de fortalecer a luta sindical em nível nacional, os trabalhadores e trabalhadoras do setor elétrico em Brasília, em Assembleia Geral no STIU-DF, deram o primeiro passo para ajudar a criar a Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU). A categoria autorizou nesta quinta-feira (8) a criação da Federação Interestadual dos Urbanitários nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal (Furcen).

A iniciativa não implicará em nenhum custo adicional na contribuição mensal da classe trabalhadora, visto que a parte destinada à Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) – que deixará de existir para dar lugar à CNU – será realocada para a Furcen  e a parte destinada para a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI) irá para a CNU.

Para criar a CNU, são necessárias, ao menos, três federações com representações regionais ou interestaduais. A Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (Frune) já está criada. Os eletricitários e urbanitários ainda devem criar a Federação Interestadual dos Urbanitários da Amazônia Legal (Fual) e a Federação Interestadual dos Urbanitários de São Paulo (FTIUESP). Além disso, futuramente, será criada a Federação dos Urbanitários do Sul (FSUL) e a Federação Sudeste.

Além de melhor organizar as lutas da categoria, as confederações também têm as prerrogativas constitucionais de apresentar Propostas de Emendas à Constituição (PEC) e Ações Diretas de Inconstitucionalidades (Adin), sem a necessidade de intermediação de algum deputado federal ou senador.

Os diretores do STIU-DF lembraram que, na época da aprovação da Lei 12.740 (que alterou as regras do Adicional de Periculosidade), se a CNU já existisse poderia ingressar com uma Adin no Supremo Tribunal Federal (STF), ato que a CNTI se negou a fazer.

Também foram aprovados por aclamação os delegados que representarão a base do STIU-DF no Congresso de oficialização da Furcen. O encontro está previsto para o dia 27 de novembro. Foram eleitos como titulares Cleiton Moreira, Alairton Gomes, Carlos Yassuo, Maria da Conceição e como suplentes, David Gomes e Rosangela Rosa.