Até a próxima sexta-feira (25), os eletricitários e eletricitárias da CEB participam da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), que começou na segunda-feira (21) passada. O objetivo é informar e conscientizar os trabalhadores sobre a importância da priorização da integridade física dos profissionais, mesmo diante de contratempos  e emergências.

Para o educador popular, Emilio Gennari, os trabalhadores do Setor Elétrico todos os dias vão de encontro ao risco. “Assim é necessário que o profissional aprenda a se defender. Os eletricitários exercem funções arriscadas e quando você abre mão de um item de segurança e como abrir a janela para o acidente”, destaca.

Muitas vezes os trabalhadores do setor são submetidos a jornadas exaustivas de trabalho, assim os profissionais acabam ficando com a percepção comprometida. Destaca-se que o nosso tempo de concentração está reduzido há 30 minutos. Com isso, a falta de treinamento adequado, a não utilização apropriada dos Equipamentos de Proteção Individual aumentam as possibilidades de acidente num ambiente que, por si só, já é bastante perigoso”, observa Gennari.

O diretor do STIU-DF, Ernane Alencar, avalia que este tipo de atividade ajuda a melhorar a conscientização da categoria com relação à segurança no trabalho. “O trabalhador se conscientiza sobre a prevenção de acidentes, usando os equipamentos de segurança, o que é o nosso objetivo”, destaca.

Além das palestras, os trabalhadores da Companhia tiveram a oportunidade de mostrar suas habilidades artísticas. O agente operacional, Renato Andrade, compôs uma música chamada “com segurança é melhor” e apresentou aos participantes. Ele explicou que a música é uma forma de estimular os eletricitários a se comprometerem ainda mais com a segurança pessoal e coletiva. Além disso, ressaltou que se refere ainda ao atual cenário da CEB que necessita do apoio de todos os Cebianos.

Com a ajuda de Renato, os participantes cantaram sua composição. “Meus caros colegas, quero lhes falar no nosso trabalho não podemos vacilar. Por isso eu lhes peço um pouco de atenção, antes de tocar no cabo vê se lá não tem tensão. Use os EPIs para não se machucar. A eletricidade mata, mata! (…) Se há perigo a gente não brinca. Se Tiver alguma dúvida pode procurar a CIPA. Ô Cebianos temos que nos proteger. Pois em cima ou em baixo vacilou pode morrer”.