Nesta terça-feira (22) a Intersindical ONS se reuniu com os representantes da empresa, no Rio de Janeiro, para participarem da primeira rodada de negociação do acordo coletivo de trabalho da categoria. A pauta de reivindicações, entregue no início deste mês, representa os anseios do coletivo de mais de 700 trabalhadores do Operador.

A categoria reivindica o reajuste nos salários do percentual de 9,70%, retroativo à 1º/09/2015, correspondendo à variação do IPCA-RJ acumulado no período de set/14 a ago/15. Além disso, como reconhecimento à produtividade coletiva, requer a aplicação do índice de 3,5% referente ao aumento da complexidade operacional do Sistema Elétrico Brasileiro no período 2013-2014, a título de ganho real dos salários.

O diretor do STIU-DF, Arthur Caetano, ressalta que o orçamento proposto pelo ONS está aquém da inflação verificada, o que causa preocupação. “Diante desta problemática, o resultado desta data-base dependerá exclusivamente da mobilização e do comprometimento dos trabalhadores e das trabalhadoras do Operador. Com isso, sairemos vitoriosos desta negociação coletiva”, conclui.