Trabalhadores e trabalhadoras de várias empresas estatais federais participaram nesta sexta-feira (14), no Rio de Janeiro, do 1º Encontro de Conselheiros Eleitos. Durante a reunião foi criado o Fórum dos Conselheiros de Administração Eleitos. O objetivo é estabelecer um canal de diálogo direto entre as categorias para defender o patrimônio público das empresas estatais. O próximo encontro está previsto para os dias 21 e 22 de setembro, em Brasília.

As ameaças de privatização das empresas estiveram no centro da discussão. Segundo o conselheiro de Administração da Eletronorte eleito pela categoria, Íkaro de Souza, que também é diretor do STIU-DF, será elaborado um documento em defesa do papel social das estatais. “Precisamos ficar atentos em relação à Celg, ameaça mais urgente que está colocada e que pode nos afetar diretamente”, aponta.

Em maio deste ano, a Celg (empresa de distribuição de energia em Goiás) foi incluída no Plano Nacional de Desestatização. Há especulações na mídia de que a empresa será vendida em novembro por R$ 8 bilhões.

Participaram do encontro os conselheiros da Eletrobras, Petrobras, Transpetro, BR Distribuidora, Chesf, Furnas, Eletronorte, Celg, Banco do Brasil, CBTU e da Nuclep. O diretor do Dest, Murilo Barella, participou como convidado.

Em setembro, os conselheiros irão ao Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) e ao Congresso Nacional para levar a pauta de reivindicações aos paramentares. Entre elas destacam-se a luta contra a privatização da Celg e a possibilidade de os conselheiros representantes dos trabalhadores participarem das discussões sobre questão trabalhistas durante as reuniões dos conselhos.