Após duas solicitações da Intersindical feitas no início do mês de maio e julho, representantes dos trabalhadores se reuniram com a direção de Furnas no dia 16 passado, com a participação dos Diretores da Presidência, Flavio Decat, e de Administração, Paroli, além da assistente da DA para assuntos de Relações Sindicais Fabianne, e do RH.A, Alonso, a qual foram debatidos os seguintes assuntos:

Plano de Saúde de Furnas – Migração

A Intersindical Furnas colocou de forma muita clara as preocupações com as dificuldades na implantação do referido Plano pela contratada FRG (Real Grandeza).

Lembramos ao Presidente de Furnas, que qualquer “desgraça” com o não atendimento (ou falta de) que resultar num falecimento, a responsabilidade será da contratante Furnas, e que até essa data existiam cidades importantes sem quaisquer profissionais médicos/hospitais/clínicas credenciados pela FRG para atendimento aos empregados de Furnas.

Informamos a Furnas que estamos sendo “pró-ativos” com a FRG, no sentido de colaborar da melhor forma possível para o sucesso da migração, todo e qualquer problema informado aos Sindicatos são repassados ao presidente da FRG, conforme acertado com o mesmo em reunião anterior.

Lembramos a empresa que contribui e muito para as dificuldades de credenciamento no novo Plano, a dívida de Furnas com os vários profissionais de saúde/hospitais/clínicas pertencentes ao Plano de Saúde de Furnas, cujo atraso nos pagamentos das faturas médicas chega aos cinco meses ou mais, isto é, os últimos pagamentos foram efetuados em janeiro/2015.

Mas não é só isso, a lentidão no processamento das faturas para pagamento por parte da FRG também é um fato.

O Presidente de Furnas informou que já autorizou a FRG efetuar os pagamentos em atrasos, sendo a conferência feita “a posteriori” e espera que esse problema esteja em breve solucionado.

Fundação Real Grandeza

Na tarde do dia 16 estivemos reunidos com a Presidência da FRG, onde o tema também foi a migração do Plano de Saúde e seus problemas.

Noticiamos ao presidente da FRG a reunião que tivemos com Furnas, e reafirmamos o nosso compromisso de auxiliar a FRG na solução dos problemas que estão obstruindo a migração do Plano.

Com relação às pendências sobre os atrasos nos pagamentos das faturas médicas, que vem motivando o não credenciamento dos profissionais de saúde/hospitais no novo Plano administrado pela FRG, o presidente da FRG sr. Aristides solicitou as entidades sindicais colaboração e informou que estamos há pouco mais de um mês e meio da implantação do Plano, sendo natural algumas pendências, mas que já estão “atacando” a questão dos credenciamentos, realizando pagamentos semanais dos atrasos, e que em breve espaço de tempo esse problema será solucionado.  Apresentou-nos uma profissional de gerenciamento de plano médico contratada recentemente no mercado, que irá trabalhar “full time” nos referidos problemas.

Contratados de 1993 – TAC – Admissão

Ainda na reunião com o sr. Presidente  e sr. Diretor Administrativo de Furnas, cobramos as admissões dos  trabalhadores contratados conhecidos na empresa como “absorvidos”, cuja documentação que comprobatória de vínculo empregatício com Furnas foi analisada por uma Comissão instituída pelo RH.A, e concluiu que até o momento temos 108 trabalhadores aptos a serem admitidos pela empresa.

Lembramos aos dirigentes de Furnas há longa espera e sofrimento que esses trabalhadores estão passando e quase perderam a esperança de que essas admissões fossem acontecer. Neste sentido solicitamos ao sr. Presidente que inicie logo às admissões e nos foi dada a data de 31.08.2015, como marco, para a partir dela serão iniciadas as contratações por Furnas, conforme cronograma a ser elaborado.

Com relação aos salários, o critério será o do cargo inicial, com correções levando em conta os anos até a admissão, e que isso daria cerca de 75% do salário atual.

Nós vamos acompanhar todo esse processo, importante mesmo são as admissões.

Quanto às reclamações dos trabalhadores com a falta de e/ou com documentos cuja interpretação ensejam dúvidas quanto ao vínculo ou não empregatício, foi informado pelos dirigentes que Furnas criará uma Comissão de Revisão para reanalisar os casos em que os documentos apresentados (ou falta de) pelos trabalhadores para que não haja dúvida da decisão tomada.

Por fim, foi informado que haverá concursos públicos em Furnas, mas como uma lógica diferente, diversos concursos para pequenos números de vagas de acordo com as necessidades de cada cargo e locais, sendo que o cronograma será apresentado após a data de 31.08.2015.