Os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte aprovaram, em grande maioria, nesta sexta-feira (19), a nova proposta apresentada pela Eletrobras para o pagamento da PLR 2014. Das 11 bases que compõem o Sindinorte, a proposta foi aprovada em oito. Dessa forma, a greve chega ao seu final.

Brasília, Tocantins, Mato Grosso, Araraquara, Acre, Rondônia, Roraima e Maranhão aprovaram. Pará e Amapá rejeitaram. Até o fechamento da matéria, a base no Amazonas não havia terminado a deliberação.

Pela nova proposta, o valor autorizado pela Eletrobras para o pagamento da PLR para todas as empresas do grupo foi de R$ 295,9 milhões. Os trabalhadores da Eletronorte, empresa responsável pelo maior lucro em 2014, receberão a sua parte em duas parcelas, sendo a primeira até a próxima sexta (26) e a 2ª, no dia primeiro de agosto.

O pagamento da PLR será feito diretamente por cada uma das empresas do grupo Eletrobras, podendo ser feito em até duas parcelas. A forma de distribuição será 50% do montante linear (entre todos os trabalhadores) e 50% proporcional ao salário de cada um. Também haverá o pagamento de um talonário de tíquete extra até o próximo dia 10. Quanto aos dias parados, serão discutidos nas negociações do ACT 2015/2016.

O mês de base de cálculo da PLR, na nova proposta, voltou a ser dezembro, como sempre foi. A empresa queria colocar em junho, mas o Sindinorte não concordou, como não aceitou o sistema de avaliação pelo SGD, que foi retirado do texto.

Próximos anos

Nas PLRs referentes a 2015 e 16, a proposta de pagamento será de até duas folhas salariais, sendo 50% do montante calculado nos indicadores e metas operacionais, 25% com base no lucro líquido da Eletrobras e os outros 25% com a obtenção das metas definidas por cada uma das empresas. A forma de distribuição também será 50% linear e 50% proporcional.

Para 2017 e 18, ficou definida a constituição de Comissão formada por representantes das empresas e entidades sindicais que irão analisar os resultados de 2015 para elaboração de termo de pactuação a ser aprovado pelos órgãos superiores.