Depois de afirmar que não haveria verba para o pagamento em abril/2015 da promoção por mérito, como divulgado pelo STIU-DF na última segunda-feira (20/04), a empresa voltou atrás em sua decisão e comunicou hoje ao Sindicato e à categoria que cumprirá o calendário anterior, garantindo no próximo contracheque o reposicionamento salarial dos empregados contemplados com a mencionada promoção.

Diante da informação, o Sindicato reiterou à empresa a solicitação expressa na Carta STIU-DF nº 072/2015, endereçada ao Assessor de Relações Sindicais (ARS) e SRH da CEB, referente à divulgação prévia do quantitativo de empregados contemplados com o mérito, bem como da nota de corte.

O STIU-DF havia alertado, em nota, que o descumprimento do cronograma previsto para aplicação do mérito seria um verdadeiro “tiro no pé”, pois sinalizaria ao conjunto da categoria que, a despeito da necessária mobilização interna visando a efetiva recuperação da Companhia, a diretoria da empresa não hesitaria, em nome desse processo, em sacrificar direitos e garantias previstos no ACT e em outros normativos. Valeu o alerta e a CEB, felizmente, recuou. Que não pare por aí essa medida de bom senso e o respeito aos trabalhadores e trabalhadoras da empresa.


Norma Interna prevê duas referências para o mérito

Embora o STIU-DF tenha reivindicado a aplicação de uma referência para o mérito, visando a ampliação do número de empregados a serem contemplados com a promoção, o pagamento será efetuado considerando duas referências, pois a empresa já havia editado Norma Interna prevendo essa condição. O Sindicato continuará lutando para ampliar os recursos destinados a manutenção do PCCS, já que a atual dotação de 1% da folha de pagamento se mostra insuficiente para garantir a sua efetividade, principalmente em relação à promoção por antiguidade.

 

Reunião da Comissão de PLR marcada para 12/05

Está confirmada para 12/05/2015 a reunião da Comissão de PLR da CEB, que definirá a média da folha a ser utilizada como base para pagamento do benefício em 31/05/2015. Inicialmente previsto para esse mês de abril, o evento foi remarcado por solicitação da CEB, que alegou a necessidade de um prazo mais razoável para apurar a referida média. Assim, a pauta será exatamente o fechamento do valor a ser distribuído linearmente aos empregados.