Na quinta-feira (29) a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) participou de reunião com o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) onde reafirmou o compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras no sentido de estabelecer com o Governo diálogo para discutir a questão energética, o compartilhamento de recursos humanos e infrasestrutura no setor elétrico, entre outros temas de interesse da categoria.

Ela ressaltou a importância do Governo resgatar o debate com os movimentos sociais e sindicais. “É fundamental que esses grupos tenham mais participação nas decisões. A participação popular deve estar inserida no debate das reformas tributárias, política e na questão da democratização da mídia”, disse a deputada.

No entanto, o diretor do STIU-DF, Boréu, enfatizou que os movimentos sociais e sindicatos se encontram isolados e que as atuais lideranças no governo não colaboram para que haja uma maior interação entre os parlamentares, organizações sociais e de representação dos trabalhadores.

Por fim, como exemplo da falta de diálogo, Boréu destacou as recentes Medidas Provisórias 664 e 665 que, de forma unilateral, trouxeram alterações previdenciárias e trabalhistas, que atingem o seguro- desemprego, abono, pensão por morte e outros.