Em assembleia realizada nesta terça-feira (2), na Eletronorte, os representantes do STIU-DF apresentaram aos trabalhadores e trabalhadoras a seguinte pauta: o andamento da ação judicial do PCR da categoria, as tratativas do termo de pactuação para pagamento da PLR/2014 e a eleição para o Conselho de Administração da empresa.

Sobre a processo judicial do Plano de Cargos e Remuneração (PCR) para os trabalhadores de nível superior, os diretores da entidade sindical informaram que, no dia 28 passado, o juiz da 11º Vara do Trabalho, em primeira instância, julgou a ação procedente.

O advogado do STIU-DF, Ulisses Borges, informou que as ações para os demais cargos não tiveram andamento, mas que essa primeira decisão é positiva para os eletricitários e eletricitárias.

PLR

Desde agosto, o CNE vem se reunindo com representantes do Sistema Eletrobras para discutir um novo termo de pactuação para o pagamento da PLR.

De acordo com o diretor do STIU-DF, José Daldegan Júnior, a meta do CNE é “desmembrar a PLR em duas partes, ou seja, tratar uma parte com base nos lucros, que continuaria condicionada à distribuição de dividendos e outra com base nos resultados, que seria afetada somente pelas metas de desempenho operacional. Isto garantiria aos trabalhadores das empresas que não distribuírem dividendos o pagamento de até uma folha”, disse.

Por outro lado, a empresa apresentou três eixos para a distribuição da PLR: Lucro, Contrato de Metas de Desempenho Empresarial (CMDE) e o Sistema de Gestão de Desempenho (SGD). O CNE é contra a inclusão do SGD como ferramenta para determinar o pagamento da PLR, por ter reflexos individualizados. O termo de pactuação, ainda está em discussão e após sua definição, será levado para a categoria deliberar sobre o assunto.

Conselho de Administração

 

O mandato do conselheiro de administração eleito pela categoria termina em abril do próximo ano. Já pensando na composição da nova chapa que concorrerá às eleições, que acontecerá no primeiro trimestre de 2015, a categoria deliberou pela indicação do atual suplente do Conselho de Administração eleito pelos trabalhadores, Ikaro Chaves. Indicou também o engenheiro, Carlos Yassuo Sudo, como outra opção à disposição do Sindinorte para compor a chapa. Esses nomes, juntamente com outras indicações das demais bases da Eletronorte, serão levados para a Intersindical deliberar sobre o assunto.