Desde ontem, 346 delegados e delegadas de 54 sindicatos no DF – entre eles o STIU-DF – participam da 14ª Plenária da CUT Brasília. O Objetivo é apresentar propostas que irão compor o texto nacional de luta da classe trabalhadora. O evento está sendo realizado no Laguna Plaza Hotel, no Núcleo Bandeirante, e termina neste sábado (31).

Com o lema “Organizar, lutar e avançar nas conquistas”, a delegação discute estratégias para conter a onda de ataques aos direitos dos trabalhadores. Uma das conclusões apresentadas hoje foi atrair a participação dos trabalhadores, especialmente os mais jovens, para o fortalecimento de cada entidade de classe.

Segundo o secretário nacional de Organização da CUT, Jacy Afonso, o primeiro passo para fazer os jovens se engajarem nessa luta é buscar a renovação dos sindicatos. “Isso é possível. Precisamos ousar e fazer a juventude participar da luta. Se uma reorganização do movimento sindical não for feita a oposição vai fazer”, avalia.

Afonso defendeu cota de 10% na direção da CUT para jovens. “Ao todo, temos 32 dirigentes na CUT e apenas um é jovem. Isso porque é diretor de Juventude”, chamou atenção. “Também precisamos ampliar a participação dos negros e aposentados na luta sindical”, acrescentou.

Os diretores do STIU-DF avaliaram a Plenária de forma muito positiva, uma vez que discutir a filiação do jovem ao Sindicato é uma forma de fortalecer a luta dos trabalhadores. “É a garantia que nós temos de reformularmos a luta pela manutenção das conquistas e ampliação dos direitos”, destacaram.

Participam da Plenária os diretores do STIU-DF: Sidiney Lucena, Marizete Souza, Jeová Pereira, Ana Maria, Cleiton Moreira, Fabíola Antezana e José Edmilson.