O STIU-DF realizou nesta quinta-feira (29) assembleia informativa com os trabalhadores e trabalhadoras da CEB para tratar de vários assuntos, em especial a PLR de 2013. O acordo para o pagamento referente aos resultados de 2013 foi mantido e o valor de R$ 1.753,23 já se encontra depositado.

Durante as negociações, o Sindicato buscou a elevação do índice referente ao ISQP (Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida) baseado nas pesquisas encomendadas pela empresa durante os períodos de chuva que apontou um índice de satisfação de 66,1%, enquanto que na seca esse índice subiu para 79,2%.

“A empresa queria aplicar o menor índice, referente ao período chuvoso, mas não concordamos. Após as discussões, a empresa aceitou em aplicar o maior índice, proporcionando um ganho de 5%, representando cerca de R$ 200 a mais para cada trabalhador.

A direção do STIU-DF informou ainda que a primeira reunião para discutir as metas referentes à PLR para 2014 ocorrerá na próxima semana dia 05/06.

Periculosidade

Como a nova Lei da periculosidade ainda não foi regulamentada, o Sindicato cobrou da empresa explicações e a empresa informou que continuará aplicando o benefício sobre a totalidade da remuneração e não sobre o salário base. O STIU-DF solicitou aos trabalhadores que estiverem tendo problemas com o pagamento informar a entidade sindical ou procurar diretamente o RH para a devida correção dos valores pagos.

CEB-PREV

A direção do STIU-DF informou à categoria que um grupo de trabalho foi criado para discutir e elaborar estudos visando a implementação do Benefício de Risco para os trabalhadores participante do Plano CEB-PREV. A Comissão agendou algumas visitas em outras entidades para conhecer a realidade e a forma de implementação desse Benefício para que ao final possa apresentar um relatório à Diretoria da empresa.

Subestações

Foi informado que haverá um cronograma de correção dos problemas dos equipamentos. Devido à proximidade da Copa do Mundo, a empresa apontou que é impossível fazer intervenções no sistema nesse período. As correções começarão pelas subestações BN, TG, BC e 08, se estendendo as demais.

AARD e FG

O Sindicato exigiu da direção da empresa através de carta protocolada, a retirada imediata desse dispositivo do PCCS. Na avaliação do Sindicato essa atitude é um desrespeito com os trabalhadores e trabalhadoras que a muito tempo luta por um PCCS digno para todos. Em reunião com a Diretoria o Sindicato cobrou um posicionamento da empresa sendo informado que tanto a AARD quanto a FG serão retirados do PCCS.

Denúncia

O Sindicato informou que recebeu uma denúncia que a retirada da Cetef das agências no NaHora para a entrada da Tellus estaria sendo usada para empregar parentes de coordenadores, gerentes e pessoas ainda mais influentes. Os diretores do STIU-DF disseram que não vão admitir esse abuso, se for comprovado, e vai denunciar em todas as esferas possíveis.