O STIU-DF se reuniu nesta quarta-feira (26) com os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte para informar sobre a PLR, ações dos 5 níveis, devolução do imposto sindical, do processo eleitoral no Conselho de Administração, na Previnorte e na E-Vida, além de deliberar sobre o ajuizamento das ações de harmonização salarial e o reenquadramento cego no PCR.

O Sindicato informou a categoria sobre reunião que ocorreu no dia 21 passado na Eletrobras para discutir a PLR. Conforme as lideranças sindicais, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), o Sindinorte nem o STIU-DF aceitaram a proposta da empresa.

Como moeda de troca para pagar a uma única folha da PLR, num prazo de até três meses, a Eletrobras sinalizou a possibilidade de transformar o anuênio em quinquênio e passar a carga horária de 7h30 para 8h.

Os diretores do STIU-DF enfatizaram que esses benefícios são conquistas históricas da categoria e, portanto, são inegociáveis. A direção lembrou que, quando a Eletronorte não tinha lucro e as outras empresas do setor conseguiam, os trabalhadores delas ganhavam a PLR e os da Eletronorte não.

“Quis o destino que desta vez a Eletronorte tivesse lucro. Por isso não vamos abrir mão da PLR. Além disso, não vamos negociar nenhuma conquista. Mas para isso precisamos do apoio de todos os trabalhadores nesse processo, porque o governo vai nos pressionar de todas as formas. Se estivermos unidos, a nossa força é muito maior e a vitória é mais certa”, disse a direção do STIU-DF.

No próximo dia 10, as lideranças sindicais se reunirão com a diretoria da Eletrobras para retomar as negociações. Caso não haja avanço, será feito calendário de luta para que a PLR seja paga aos trabalhadores.


Processo eleitoral

A diretoria do STIU-DF informou sobre as candidaturas impugnadas e que o Sindinorte vai analisar se o Conselho tem esse poder. Os candidatos à Diretoria de Benefícios da Previnorte, Daldegan Júnior, e ao Conselho Fiscal, Fabiola Antezana, sofreram restrições, enquanto que outros candidatos, que têm até processos, não tiveram nenhuma restrição.

“Vamos analisar se foi zelo ou excesso de rigor. Se for, precisa ser assim pra todos, porque nem sempre foi assim. Pessoas com problemas e processos continuam candidatas”, afirmaram.

O STIU-DF deixou claro que o objetivo da contestação não é expor a fundação. E se por ventura essa questão for usada com outros interesses não dará continuidade.


Processo dos 5 níveis

Nesta quinta-feira (27), a juíza Solyamar Soares, da 19ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região, decidirá sobre o processo referente à RD 598/08 (mais conhecido como Processo dos 5 níveis). No dia 20 de janeiro, os advogados da Eletronorte desconsideraram qualquer possibilidade de acordo e a decisão foi novamente adiada.


Devolução do imposto sindical

As datas para solicitação da devolução e os dias em que a diretoria sindical estará nas empresas também foram informadas. Fique ligado!