Os trabalhadores e trabalhadoras da CEB e o STIU-DF se reuniram em assembleia nesta quinta-feira (20), na sede do SIA, para tratar das jornadas de trabalho. A direção do Sindicato tranquilizou a categoria ao informar que, qualquer alteração precisa ser negociada com a entidade sindical, juntamente com a categoria.

Por isso é muito importante que os trabalhadores avisem o Sindicato se houver alteração na jornada, destacaram os dirigentes sindicais. A direção sindical reforçou que as escalas, conforme a cláusula 44ª do ACT, só podem ser alteradas com aprovação da categoria e novo acordo de jornada. “Nada pode ser mudado sem previa negociação”.

Após a manifestação dos trabalhadores, ficou claro que eles não querem mudanças nas jornadas. “Isso é um avanço e uma conquista da categoria”, lembrou os diretores do STIU-DF. “A discussão sobre esses boatos é desnecessária, porque o que vale é o que está em vigor. E para mudar é preciso aprovação da categoria”.

No fim da reunião, a categoria deliberou sobre a proposta de manter as jornadas e escalas como estão, sem alterações. O Sindicato pegou reivindicações de trabalhadores de alguns setores e formulará documento a ser entregue para futura negociação com a empresa.