Foi realizada, na sexta-feira passada (18), a quinta rodada de negociação da Data-Base dos trabalhadores e trabalhadoras da CEB. Dirigentes sindicais e representantes da empresa discutiram a pauta de reivindicação da categoria, que está dividida em três escalas: cláusulas de manutenção, cláusulas de manutenção com avanços e cláusulas novas.

Até o momento, a empresa definiu apenas a manutenção de algumas cláusulas, sem qualquer avanço para os eletricitários e eletricitárias. Parte das cláusulas que possuem impacto econômico a empresa concordou com a manutenção do texto e aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC/IBGE. Para as demais, a diretoria da CEB continua avaliando o impacto financeiro para apresentar uma proposta.

O relações sindicais da CEB, Antonio Rodrigues do Amaral, disse durante a reunião que a negociação do acordo coletivo de trabalho pressupõe que haja vantagens para os dois lados. Mas não é o que está acontecendo. Das 66 cláusulas apresentadas na pauta de reivindicação pouco tem se avançado, principalmente, quando há impacto financeiro.

Mesmo com alterações na redação de alguns itens que beneficiam os trabalhadores, a entidade sindical está trabalhando para que não haja retrocesso e sim avanços à categoria.

A próxima reunião será realizada na próxima terça-feira (22). O STIU-DF espera que a CEB apresente propostas que atendam os anseios da classe trabalhadora da empresa.

A união e a luta definem nossas conquistas!