Foi realizada na sexta-feira passada (18) a quinta rodada de negociação da Data-Base dos trabalhadores e trabalhadoras da CEB. Dirigentes sindicais e representantes da empresa discutiram a pauta de reivindicação da categoria, que está dividida em três escalas: cláusulas de manutenção, cláusulas de manutenção com avanços e cláusulas novas. 

Até o momento, a empresa definiu apenas a manutenção de algumas cláusulas, sem qualquer avanço para os eletricitários e eletricitárias. Para algumas cláusulas que possuem impacto econômico houve concordância da empresa em manter o texto vigente e aplicar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC/IBGE. Já para as demais reivindicações, a diretoria da CEB continua avaliando o impacto financeiro para apresentar uma proposta.
A comissão da CEB vem com o discurso que a negociação do acordo coletivo de trabalho pressupõe que haja vantagens para os dois lados. Mas, no entendimento da entidade sindical não é o que está acontecendo. Das 66 cláusulas apresentadas na pauta de reivindicação pouco tem se avançado, principalmente, quando há impacto financeiro.  
Na cláusula primeira, que trata do reajuste de salários, apenas o caput foi aprovado pela diretoria da CEB, os parágrafos 1º e 2º estão em análise, já o 3º foi rejeitado. Para as cláusulas 4º, 5º, 6º e 8º não houve consenso. Estão em estudo às cláusulas 9º, 10º, 11º 12º, 13º, 14º, 15º, 16º, 18º, 29º, 45º, 55º. 
       
Das novas reivindicações da categoria, a CEB rejeitou as cláusulas 54º (adicional de periculosidade); 56º (recesso de final de ano); 57º (incentivo à prática esportiva); 58º (gratificação de titularidade); 60ª (da proteção à maternidade); 61º (licença paternidade); 62º (teletrabalho) e a cláusula 64ª (horário corrido).
Mesmo com alterações na redação de algumas cláusulas que beneficiam os trabalhadores, a entidade sindical está trabalhando para que não haja retrocesso e sim avanços à categoria.
A próxima rodada de negociação será realizada na quarta-feira (23). O STIU-DF espera que a empresa apresente propostas que atendam os anseios da classe eletricitária da CEB.
O STIU-DF volta a enfatizar a importância da unidade dos trabalhadores e trabalhadoras nesse processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho. Lembrem-se: a união e a luta definem nossas conquistas!
Assembleia informativa 
dia 23 (quarta-feira) às 18h.
Nos próximos dias, o STIU-DF estará realizando assembleias setoriais nas diversas áreas da empresa visando a discussão e construção da Pauta de Reivindicações 2013 dos trabalhadores e trabalhadoras da CEB. Como todos sabem, a data-base da nossa categoria é 1º de novembro. Até lá, temos que dar os passos necessários para aprovar democraticamente a Pauta em assembleia geral, entregá-la à empresa no dia 15 de setembro e iniciar o processo de negociação a partir de 1º de outubro. Vale lembrar que, neste ano, discutiremos todas as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho.
Visando ampliar o espaço de contribuição da categoria neste processo, o STIU-DF está disponibilizando o formulário abaixo para que os trabalhadores e trabalhadores da CEB possam apresentar propostas para a Pauta de Reivindicações 2013. Para tanto, basta preenchê-lo e entregá-lo a qualquer dirigente sindical até o dia 21/08/2013. O mesmo formulário ficará disponível no sítio eletrônico da entidade (www.urbanitariosdf.org.br) em igual período. Sugestões também poderão ser apresentadas nas assembleias setoriais e na própria assembleia geral de aprovação da pauta.
Vale lembrar que o simples preenchimento do formulário e o seu encaminhamento ao Sindicato, por si só, não garantem a inclusão de propostas na Pauta de Reivindicações, que estatutariamente é aprovada pelo conjunto da categoria em assembleia geral.  Assim, os companheiros e companheiras que apresentarem propostas devem estar presentes na assembleia e, se necessário, fazer a defesa de suas sugestões.
A participação de todos na construção da Pauta de Reivindicações é muito importante. Vamos juntos, porque juntos somos mais fortes!CHEGOU A HORA DE CONSTRUIRMOS A NOSSA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES!

 

 

 


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF