fnu

A Federação Nacional dos Urbanitários vem acompanhando com profunda indignação a prática anti-sindical  promovida pelo presidente da Agespisa,  Antônio Luiz de Almeida Filho, contra os  dirigentes sindicais do SINTEPI (Sindicato  dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas  do Estado do Piauí), Francisco Ferreira de  Souza, presidente da entidade, e Antônio  Severino da Silva, delegado sindical.

A Federação Nacional dos Urbanitários  condena qualquer ação patronal, que vise  impedir o livre exercício da ação sindical dos trabalhadores. Fato este que se  tornou prática dentro da Agespisa. Estes  dois companheiros estão sendo processados no âmbito da Justiça do Trabalho,  sendo acusados por ações que nunca  cometeram, como a agressão física e  verbal contra o presidente da empresa.

O objetivo da ação promovida pelo presidente da AGESPISA, nos remete aos tempos da ditadura militar, quando o dirigente sindical deveria ?car calado, sob  pena de ser preso, torturado, perseguido  e por ?m demitido da empresa que trabalhava. O Brasil mudou, vivemos um  momento democrático, o chamado estado de direito. Portanto, é legitimo e livre o  direito a manifestação, principalmente as  assembleias promovidas pelos sindicatos  de trabalhadores, sem qualquer tentativa de ingerência de dirigente patronal.

Querer calar e perseguir com falsas  acusações, com o intuito de provocar a  demissão destes dirigentes sindicais, é  uma afronta não somente ao SINTEPI e  ao povo do Piauí, mas também a todos os  trabalhadores urbanitários do país. A Federação Nacional dos Urbanitários não se  calará diante dessa agressão, e buscará  todas as esferas para denunciar essa prática condenável, que coloca em risco a legitimidade do movimento sindical brasileiro.


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF