No terceiro dia de debates do VIII Conurb, delegados e delegadas discutiram o plano de lutas do STIU-DF. A discussão sobre reforma estatutária, devido à complexidade do tema, foi suspensa e agendada para os dias 24 e 25 de outubro.

Durante o debate os delegados apresentaram propostas para a atuação do sindicato junto ao governo, movimentos sociais e à classe trabalhadora. Outras propostas destacavam a luta pelo fim do fator previdenciário, combater o Projeto de Lei 4330, que precariza as relações de trabalho. Além da realização de seminários sobre o modelo do setor elétrico e a criação de mecanismos para inserir a juventude trabalhadora na luta do movimento sindical.

Especialistas e autoridades participaram dos três dias do Congresso, com intensos debates e discussões sobre juventude e gênero, saúde e segurança do trabalho. Os desafios e reflexões do setor elétrico também foi tema de destaque. Além de análise da conjuntura local, nacional, internacional e econômica.

No encerramento do Congresso, o diretor de base do STIU-DF, Antonio Maria Claret Pires, finalizou a discussão sobre o plano de lutas da entidade agradecendo a presença e participação de todos os delegados e palestrantes.