Diretores do STIU-DF participaram nesta quinta-feira (19) do II Seminário Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que está sendo realizado no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O evento começou ontem e termina nesta sexta-feira (20).

Ao avaliarem as palestras de hoje, os sindicalistas chamaram atenção para a questão do turno de revezamento. Pesquisadores apresentaram estudos científicos que apontam danos a saúde dos trabalhadores que exercem atividade profissional em horários diferenciados.

Segundo as conclusões, o organismo e consequentemente o comportamento dos trabalhadores são afetados devido à desregularidade biológica. Os problemas por causa dos revezamentos vão desde problemas de relacionamento familiar e social a prejuízos à saúde como hipertensão, colesterol alto, estresse e fadiga.

Amanhã, o Seminário discute temas como: doenças ocupacionais com as transformações no mundo do trabalho, a prevenção de enfermidades psíquicas laborais, avaliações dos danos corporais, indenizações por danos morais coletivo, entre outros.