Na manhã desta segunda-feira (16), a diretoria do STIU-DF se reuniu com representantes da CEB para a entrega da pauta de reivindicações da categoria.  As propostas apresentadas à empresa são baseadas na coleta de sugestões dos trabalhadores e trabalhadoras da Companhia.

Durante a reunião, a diretoria do STIU-DF ressaltou a importância de uma negociação onde o diálogo seja a base principal da campanha. “Mesmo com todos os obstáculos que uma campanha salarial apresenta, não podemos perder a capacidade de manutenção do diálogo. Dessa forma, a Data-Base é mais ágil para ambas as partes”. Além disso, enfatizaram a necessidade de uma Campanha Salarial pautada na verdade e transparência.

De acordo com o relações sindicais da CEB, Antonio Rodrigues do Amaral, a diretoria da empresa está disposta a buscar uma alternativa que satisfaça a categoria e não prejudique a empresa. “Estamos buscando uma solução para a Data-Base, onde temos que preservar a empresa e valorizar o trabalhador, mas é preciso lembrar que estamos passando por um momento delicado. A renovação de concessão da CEB é uma realidade”, falou.

São reivindicações da categoria eletricitária ganho real, piso salarial adequado ao setor elétrico, adicional de periculosidade a todos os empregados que se expor ao risco intermitente ou permanente. Além do benefício de risco no CEB-PREV, que prevê a proteção previdenciária do empregado e de sua família no caso de morte ou invalidez, dentre outras.

No final da reunião, os representantes da entidade Sindical cobraram da diretoria da CEB a assinatura do termo aditivo que trata da PLR até primeiro de outubro. “É preciso maior agilidade da empresa nesse processo, não podemos começar uma Data-Base com pendências”, finalizaram.