IELN

PARTE DO RETROATIVO E ABONO SERÃO PAGOS ATÉ 23/08

Mobilizados, enfrentando uma difícil campanha salarial com uma greve de 25 dias, trabalhadores e trabalhadoras do setor elétrico conseguiram na campanha de data-base deste ano, além de manter todos seus direitos e benefícios, inclusive aqueles que a empresa e o governo queriam retirar, conquistar o que havia sido anunciado pela Holding como impraticável: ganho real, abono pecuniário e o retorno do pagamento do adicional de periculosidade sobre a remuneração (veja detalhes no boletim anterior). Foi, sem dúvida alguma, uma campanha vitoriosa.

Por uma questão estratégica, diferentemente do encaminhamento da FNU e demais intersindicais, o Sindinorte resolveu encaminhar a deliberação sobre o Acordo Coletivo Nacional isoladamente na assembleia do dia 08/08/13, deixando o ACT Específico para um segundo momento. Estava claro que seriam mantidas todas as cláusulas até abril de 2015, mas alguns detalhes ainda precisavam ser acertados antes da apreciação da categoria em assembleia.

Assim, o Sindinorte esteve reunido com os prepostos da diretoria da empresa no dia 14, quando ficou acertado que no dia 23/08, próxima sexta-feira, serão pagos 70% do montante referente ao reajuste salarial retroativo à maio (IPCA e ganho real), bem como será creditado o abono pecuniário de 4 talões de ticket. A partir desta data, também começam a valer os reflexos do reajuste pelo IPCA nos demais benefícios.

O acerto de contas do restante dos valores retroativos do salário e dos benefícios (auxílio creche, auxílio educação, entre outros) será feito no contra-cheque do mês de agosto, a ser pago em 02/09. A diferença do talonário dos tickets ocorrerá no dia 10/09, juntamente com o crédito mensal. Já o retroativo do adicional de periculosidade será depositado no dia 06/09.

Depois disso tudo acertado, os sindicatos que compõem o Sindinorte encaminharam suas assembleias. O STIU-DF colocou em apreciação o ACT Específico 2013/2015 em assembleia geral do dia 15/08/13, última quinta-feira, na qual o acordo foi aprovado por maioria absoluta.

Ainda na negociação do dia 14, ficou marcada a próxima reunião quadrimestral, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro, em Boa Vista, Roraima, ocasião na qual serão discutidos tópicos como o adicional noturno, isonomia no pagamento das férias, entre outros pontos de importância para os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte.

TAXA DE FORTALECIMENTO SINDICAL

Nos três últimos anos, o STIU-DF, por decisão política, não encaminhou em assembleia a delibe-ração sobre a cobrança da taxa de fortalecimento sindical, prevista em seu estatuto a cada encerra-mento de campanha de data-base para cobrir gastos extras com greves e mobilizações.

Entretanto, o Sindicato constatou que, no ano de 2012, além do ganho real ter sido superior à média dos anos desde o início do governo Lula, a greve de 12 dias gerou despesas consideráveis. Neste ano de 2013, tivemos uma greve ainda mais prolongada, também com gastos significativos.

Diante destes gastos extras dos últimos dois anos e, principalmente, diante da possibilidade de termos novas despesas ainda não mensuradas para travar uma luta ainda mais séria pela revisão da lei de renovação das concessões e em defesa da nossa empresa frente às investidas cada vez mais fortes pela precarização do trabalho, o STIU-DF encaminhou, na assembleia de aprovação do ACT Específico, a deliberação pela cobrança da taxa de fortalecimento sindical, que foi aprovada.

Portanto, apenas em um único mês, no contra-cheque do mês de setembro, será cobrado a taxa de 1% (um por cento) do salário base.

Essa taxa é facultativa. Os trabalhadores e trabalhadoras que se opuserem ao desconto da taxa de fortalecimento sindical devem comparecer pessoal-mente à sede do Sindicato (SCS Quadra 06, Ed. Arnaldo Villares, 7º andar) até o dia 23 de agosto, e apresentar essa decisão por escrito.


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF