A direção do STIU-DF avaliou de forma positiva, mas ainda não suficiente, o resultado da reunião com os representantes das empresas do grupo Eletrobras e o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) para tratar da Campanha Salarial 2013/2014. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (27), no Rio de Janeiro.

“A reunião foi boa, mas ainda não o suficiente para fecharmos o ACT. Vamos continuar avançando na próxima rodada”, disse o diretor Boréu de Alcântara. A Eletrobras admitiu pagar a inflação com o índice IPCA e rever a questão da periculosidade. “São avanços importantes, mas que ainda podem ser melhorados”, acrescentou o diretor Carlos Campos. Uma nova rodada de negociação está prevista para a próxima quinta-feira (4), em Brasília, com todos os representantes das empresas.

A partir da próxima segunda-feira primeiro, a categoria eletricitária em todo o País cruza os braços novamente. Desta vez por 48 horas. Assembleia com a classe trabalhadora da Eletronorte está prevista para às 9h, na entrada principal da empresa. Em Furnas, será na sexta-feira (5). O horário ainda não foi definido, mas pode ser na hora do almoço.

A diretora Fabíola Antezana destaca que a participação da categoria tem sido decisiva para essa mudança de postura das empresas. “Precisamos manter essa corrente de mobilização para mostrarmos as empresas que os trabalhadores e trabalhadoras são fundamentais nesse processo. Só assim conseguiremos um ACT que atenda as nossas necessidades”, disse.